sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO


                            De fato à factóide
Julieta Brontée

         O relator das "pedaladas fiscais" do governo Dilma, na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), deu a pá de cal que faltava no processo de impeachment, ao apresentar  parecer  pedindo a aprovação com ressalvas das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff. O parecer contraria a recomendação do TCU para que fossem rejeitadas as contas de Dilma. Ocorre que a oposição, afirmando que também em 2015 houve pedaladas, pediu o impeachment. Se o Congresso considera legais as pedaladas de 2014, não há justificativa para que esse mesmo Congresso venha a considerar como crime de responsabilidade o mesmo fato para o segundo mandato, tornando o pedido de impeachment totalmente sem fundamento.
         De acordo com Gurgacz, a reprovação das contas de Dilma seria temerária para todos os níveis de governo, tanto federal, quanto para os estaduais e municipais, pois nada menos que 14 governos estaduais estariam na mesma situação que o governo federal de descumprimento da meta fiscal, sujeitos, portanto, a impeachment. Se a avaliação se estender para os governos municipais, então, a situação deve se agravar ainda mais.
         A recente decisão do Supremo Tribunal Federal, colocando um freio de arrumação nas manobras da oposição, comandadas por Eduardo Cunha, para cassar o mandato de Dilma por não conseguir, ele mesmo, barrar seu processo de cassação por quebra de decoro parlamentar, junto ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, enfraqueceram ainda mais o processo contra a presidenta que com a substituição de Levy por Barbosa na Fazenda conseguiu reforçar o apoio popular à manutenção de seu mandato. O impeachment, assim, está, a cada dia, mais longe de se tornar um fato e a cada dia mais próximo de se caracterizar como um factoide.

                            CURTO CIRCUITO

Devastação
            De acordo com informações vindas da Zona Norte e Ibiapaba, dos prefeitos dos 25 municípios cidades que formam aquela macrorregião, os único que se “aproveitam” são os de Viçosa do Ceará, o garoto Divaldo Soares, e o de Sobral, Veveu Arruda. É muito pouco para uma região promissora e que tem dado brasileiros como Farias Brito, Magalhães Jr., e Clóvis Beviláqua.
Sumidouro
             A Receita Federal tem pela frente uma “briga de foice”: descobrir o paradeiro de dezenas de milhões de reais doados e “doados” por grandes empresas para o famigerado Instituto Lula. Na contramão de similares como a Fundação Ulysses Guimarães e outras, sem fins lucrativos o referido Instituto não passaria de centro de arrecadação de dinheiro – e muito – para o PT. 
Paz
            Enquanto inimigos lhe atiram pedras, o ex-presidente FHC, de cultura incontestável,  prega, em vez de “guerra” entre governistas e opositores, o  espírito de solidariedade nacional.
União
         FHC lembra que o Natal é hora de os brasileiros entenderem que, desunidos jamais conseguirão superar as dificuldades do momento. Para ele, maus brasileiros não podem ofuscar esse espírito.
Sem jeito!
          Por mais que órgãos como o TCM, MPE e PF estejam atentos em todo o estado, a corrupção e o desgoverno continuam grassando no interior.
Advertências
         Além de fraudes e atos de corrupção, começam a “pingar” na AL, advertências de que alguns prefeitos, na expectativa de não se reelegerem nem elegerem sucessores, começam a dar sinais de sucateamento de prefeituras.
“Vitrine”
            Para o ex-deputado Leorne Belém, os deputados estreantes, ou quase, da AL, insistem num erro grave, que é tentar fazer das câmeras e holofotes do Plenário 13 de Maio “vitrine” para ataques ao governo, achando que esse tipo de exibicionismo vai lhes render votos. Muito melhor seria se todos se desdobrassem em apresentar bons projetos e propor boas campanhas.
Violeta
             O momento de euforia com que os juazeirences e demais devotos, que festejam a absolvição do Padre Cícero tem muito também o que agradecer à falecida professora Violeta Arrais.
Só lembrando:
 Foi Violeta Arraes que, na condição de Secretária de Cultura do estado e dirigente universitária em Juazeiro, defendeu um estudo profundo, mostrando ao Vaticano a verdade sobre aquele líder.


FELIZ NATAL, pleno de saúde e muita paz para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...