sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Férias parlamentares

Parlamentares do CE encerram atividades e iniciam recesso

A Câmara Municipal de Fortaleza encerrou suas atividades do ano legeislativo, ontem, quando foram votados os últimos projetos pendentes no parlamento. O presidente da Casa, Salmito Filho (PT), ressaltou o apoio de todos os vereadores, que contribuíram para o bom andamento dos trabalhos, destacando, ainda, as diversas atividades e os avanços obtidos.
salmito filho na foto de genilson de lima
Os vereadores confirmaram, em segunda discussão e Redação Final, o Orçamento de 2016 para Fortaleza. O valor estimado foi de R$ 7,282 bilhões. Foram apresentadas 434 emendas, sendo aprovadas apenas 420. A matéria estabeleceu ainda uma redução de gastos do Município com terceirizados, veículos, combustível, energias, além de uma redução de 10% nos valores dos recursos gastos com cargos comissionados, dentre eles, secretários adjuntos e coordenadorias.
O retorno aos trabalhos está previsto para ocorrer no dia 2 de fevereiro de 2016. O próximo ano, quando serão realizadas as eleições municipais em todo o Brasil, é o fim da atual legislatura, tanto na Câmara Municipal quanto na Prefeitura de Fortaleza. O líder do Governo na Casa, Evaldo Lima (PCdoB), comenta que devido ao pleito a rotina no local será atípica, mas, segundo ele, a produção legislativa não deverá ser afetada. No entanto, considera que o cenário será bastante “acirrado” em virtude da disputa.
“No próximo ano, o cenário será mais acirrado e estudado porque é um ano eleitoral. Já este ano, uma vez ou outra, houve uma contaminação, mas isso não comprometeu o bom andamento da Casa este ano”, disse.
Sendo assim, boa parte dos vereadores irá concorrer e aproveitará o período para se voltar para os seus redutos eleitorais. Isso porque, em meses que antecede a eleição, muitos aproveitam para fazer prestação de conta e articular as atividades visando à disputa eleitoral.
O segundo vice-presidente da Casa, vereador Adail Junior (Pros), além de prestação de contas, disse que outra atividade que irá consumir “suas energias” será a cobrança em algumas secretárias temáticas. “Irei me dedicar a buscar infraestrutura e aplicação das emendas para as demandas do reduto onde sou eleito”, disse. O parlamentar possui grande votação na região do Antônio Bezerra.
Assembleia
Na Assembleia Legislativa, a previsão é que os trabalhos sejam encerrados só hoje, com a votação das matérias que ainda estão em pauta. Assim como vereadores, os deputados irão ficar de olho na disputa eleitoral do próximo ano. Isso porque existem casos que alguns irão concorrer a Prefeitura. Alguns casos, os parlamentares devem concorrer a Prefeitura, caso do deputado Heitor Férrer (PSB), Capitão Wagner (PR), Renato Roseno (Pros) e Tin Gomes (PHS). Neste momento, eles aproveitam o recesso para prestar contas aos eleitores.
Por meio de sua assessoria, Capitão Wagner disse que usará este período para colocar algumas reuniões em dia, colocando à disposição dos eleitores que o procuraram no decorrer do semestre. Além disso, deverá visitar os terminais de Fortaleza fazendo uma prestação de conta do seu mandato. Mas, a atividade ainda está em discussão.
Na prática, o ano será de articulação intensa e muito trabalho, afinal, mesmo os deputados que não vão participar diretamente da eleição, com candidatos, acompanharão a articulação nos municípios como cabos eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...