sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

PRETO NO BANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO


                    TERRA DA CHANTAGEM

Julieta Brontée

O Brasil se transformou definitivamente na terra do absurdo e da chantagem. Não se concebe que para se manter no comando de um dos Poderes da República, um  Chefes de um desse Poderes se utilize do cargo para chantagear a Chefe de outro Poder com ameaças de abrir processos para apeá-la do cargo para o qual foi eleita. Será que foi para isso que a democracia republicana criou o chamado sistema de freios e contrapesos a que se refere Montesquieu, pelo qual os Poderes da República são independentes e harmônicos entre si, exercendo controle recíproco? Para que essa independência e harmonia se transformasse em moeda de barganha e chantagem para que malfeitores se mativessem impunes e inalcansáveis? Certamente que não. Um Poder não pode ser refém do outro. Quando isso acontece é porque há algo de muito errado em nosso sistema, algo de muito desequilibrado e desarmônico. Tanto se falou em reforma política, mas que reforma foi essa que transformou os poderes e os governantes em reféns de chantagens do próprio modelo de democracia por eles criados?
                    CURTO CIRCUITO
Falta a cangalha
    O Brasil parece mesmo caminhar para a “casa do sem-jeito”. Ontem mesmo, era noticiado que se encontrava com o STF uma proposta aprovada na Câmara, determinando o pagamento de taxas por pacientes, para melhor atendimento... em hospitais públicos. Uma proposta digna de burros coiceiros...
Peneira
    A boa notícia a respeito do próximo pleito para vereador (em Fortaleza com destaque), é a vigilância prévia da Justiça Eleitoral junto aos partidos políticos, durante o processo de escolha de candidatos a vereador e a prefeito. A meta é impedir que “fichas sujas” venham a disputar cargos que não merecem.
Limpando a barra
             O ministro Teori Zavascki, antes tido como mais um pró-Dilma e pró-PT com assento no STF, vem mostrando o contrário. Sua primeira “prova de fogo”, da qual se saiu bem foi a prisão do poderoso petista Delcídio. Mesmo assim, a platéia aguarda os próximos passos em relação a outros acusados da “Lava-Jato”. 
Empecilho
            A sucessão municipal de Fortaleza poderá ser o “canto do cisne do PT”.   O partido quer candidato próprio na capital, mas tem dois problemas: a) os aliados, que já foram muitos,  escasseiam; b) a deputada Luizianne só aceita entrar encabeçando a chapa, mas não tem a unanimidade dentro da própria sigla.
Uma angústia
               Na sessão de 4ª-feira, da AL, mais uma notícia angustiante entre tantas para as pessoas que não têm outra saída a não ser os hospitais públicos: segundo foi denunciado, além de problemas como filas e equipamentos “encostados”, os referidos hospitais vêm-se diante da falta dos mais simples materiais hospitalares..
Boa idéia
            Mais uma boa iniciativa do jovem deputado Domingos Neto (PMB), uma das boas revelações da nossa bancada. Trata-se da sua proposta de Centros Universitários de Pesquisas sobre o enfrentamento à desertificação. Sua instalação deverá ser em municípios situados em áreas mais complicadas do semi-árido.
Sem argumentos
              Na AL-CE, um detalhe é observado pela imprensa e observadores políticos: a maioria dos deputados estreantes, à falta de melhores propostas, prefere centrar suas atenções em críticas ao governo, como forma de “mostrar serviço” perante os seus eleitores do sertão, como “astros” da TV Assembleia...
Por que não aqui?
              Em Bangcoc, capital da Tailândia, foi inaugurado o Museu Público da Corrupção. Trata-se de uma vasta praça, onde estão expostos estátuas e esculturas de políticos flagrados com “a mão na massa”. Em cada uma dessas obras de arte, estão a biografia, a carreira política e as “estripulias” dos “homenageados”... Se a moda pega no Brasil, hem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...