sábado, 29 de junho de 2019

Pesquisadores da UFC e da UECE publicam livro sobre aplicações de nanomateriais no meio ambiente



Os pesquisadores Ronaldo Ferreira do Nascimento, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará; Odair Pastor Ferreira e Amauri Jardim de Paula, do Departamento de Física da UFC, e Vicente de Oliveira Sousa Neto, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), publicaram o livro Nanomaterials applications for environmental matrices: water, soil and air (Aplicações de nanomateriais para matrizes ambientais: água, solo e ar, na tradução) pela Editora Elsevier. O material conta com a participação de vários pesquisadores do Brasil e do exterior e tem prefácio do Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. A obra foi lançada dia 17 de junho e está disponível em formato impresso e e-book para venda no site da editora.
Com 528 páginas e dividida em 15 capítulos, a obra  tem como público-alvo estudantes, cientistas e acadêmicos de química, biologia, ciências ambientais, física, engenharia e áreas afins. Possui uma abordagem interdisciplinar na qual se avalia o uso de uma gama de nanomateriais para diversas aplicações ambientais, como na remediação do solo, na despoluição da água e na melhoria da qualidade do ar. A proposta  não é só ajudar cientistas de materiais e do meio ambiente a entenderem o papel dos nanomateriais nas aplicações, mas também sugerir metodologias práticas a serem utilizadas.

De acordo com o Prof. Ronaldo Ferreira do Nascimento, um dos editores da publicação, o livro reúne as várias aplicações e os aspectos experimentais da nanociência nos campos da química, biologia, ciência ambiental e física. Os autores buscaram também mapear a relação entre a síntese, as propriedades e as interações ambientais dos nanomateriais, ao descreverem novas oportunidades para a detecção de vestígios de poluição e melhoria do meio ambiente.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes, assinala que a publicação é importante para dar visibilidade internacional à Universidade em áreas atuais e relevantes da nanociência e da nanotecnologia. Para ele, o livro é um excelente material para quem trabalha ou pretende trabalhar na área, porque inicia com conceitos básicos e finaliza discutindo o estado da arte dos fenômenos físico-químicos que podem ser explorados nos nanomateriais.

Fontes: Prof. Ronaldo Nascimento, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química – / e-mail: ronaldo@ufc.br; Prof. Odair Pastor Ferreira e Prof. Amauri Jardim de Paula, do Departamento de Física emails: opferreira@fisica.ufc.br - amaurijp@fisica.ufc.br 

“Das Quadras Para o Mundo”


PRETO ZEZÉ_ Por FERNANDA SAIURY
Preto Zezé lança seu segundo livro, desta feita pela Editora Cene. Na obra,  conta sua trajetória na Comunidade das Quadras, seus desafios e conquistas como presidente da Central Única das Favelas (Cufa). O evento acontece no dia 3 de julho, 18h, na Livraria Cultura, na avenida Dom Luís. Parte da renda com a venda do livro será revertida para a CUFA.

De capacidade empreendedora singular, liderança e ativista natural e personalidade forte. Preto Zezé, como ele mesmo diz, é o mediador de realidades distintas e distantes, a juventude negra, pobre e marginalizada espalhada em todo o Brasil e, muitas vezes, escondida no cotidiano do preconceito.
No dia 3 de julho, às 18h, na Livraria Cultura na avenida Dom Luís, Preto Zezé apresenta seu livro “Das Quadras Para o Mundo” (Editora Cene, 192págs, R$39,90), onde apresenta em crônicas sua trajetória vivida na comunidade das Quadras, na Aldeota e seu trabalho à frente Cufa. Com prefácio de Celso Athayde, Ceo da Favela Holding e Fundador da Cufa, o evento de lançamento contará, ainda, com sessão de autógrafos e bate papo com convidados e o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará Élcio Batista.
No prefácio, o leitor já poderá ter um pequeno aperitivo do tamanho e alcance do trabalho desenvolvido por Preto Zezé no Ceará e o Brasil. Segundo Celso Athayde, já no primeiro momento em que teve contato com o autor, começa a nascer o sonho de criar uma instituição de favelas.
“Num primeiro contato, recrutei, cooptei e apresentei ao Zezé uma realidade e um olhar diferenciado; contei minha história de vida, que também é parecida com a dele, apresentei-lhe o MV Bill, que se preparava para ser um dos maiores ativistas sociais do país. Preto Zezé era o meu maior e mais qualificado crítico, mas com o tempo percebeu que tínhamos mais semelhanças do que divergências e partiu para cima para somar nossos pontos em comum. Apesar de um olhar sempre crítico sobre a realidade que nos cerca, Zezé está sempre procurando construir pontes. Com certeza essa é sua maior característica”, escreve Athayde.
Atualmente, Preto Zezé é um dos representantes da Cufa Global, uma articulação internacional que liga dezessete países com sede das Nações Unidas - ONU.
Preto Zezé
Preto Zezé, 43 anos, nasceu em Fortaleza, entre as ruas de terra da favela das Quadras e o asfalto da Aldeota. Filho de pais retirantes do interior, mãe doméstica e pai pintor da construção civil, é o mais velho de uma família de cinco irmãos.

Seu primeiro projeto de empreendedor foi ser lavador de carros nas ruas da cidade; formou-se na cultura dos bailes funks e da pichação. Em 90 iniciou seu ativismo social na cultura Hip Hop, em particular na música rap. Criou o Movimento Cultura de Rua, como uma rede de jovens das favelas que atuavam pelos direitos civis nas favelas, através de ações culturais e sociais.


Produtor artístico e musical, lançou sete discos, sendo um deles premiado como revelação Norte e Nordeste no maior prêmio de Hip Hop do país, o Prêmio Hutuz.

Idealizou o Programa Se Liga, na TV Verdes Mares: O som do Hip Hop em parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC. Como produtor cultural, realiza diversas ações e projetos culturais como forma de construir uma agenda positiva nas favelas.

Preto Zezé é autor do livro Selva de Pedra: A Fortaleza Noiada, uma pesquisa oriunda do Documentário Falcão – Meninos do Tráfico, de Celso Athayde e MV Bill, onde é relatado o circuito do crack e os seus danos sociais. 

Em 2004, foi coordenador estadual da Cufa CEARÁ e em 2014 torna-se presidente nacional da entidade. Foi blogueiro do site G1 e repórter do quadro Vida Real – Talentos da Comunidade, da TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo - Ceará).
Atualmente, está na presidência internacional da CUFA GLOBAL com sede em Nova Iorque; é empresário e consultor de projetos para empresas e governos na área do desenvolvimento socioeconômico.

Trechos do livro

"Ser ignorado é a pior coisa do mundo; impor a invisibilidade para alguém é violência pura, e essa violência é daquelas que quase sempre não conseguimos nos defender, porque, diferente da violência física, a gente não vê concretamente e logo não consegue criar mecanismos de proteção. É como escrever sem borracha ou nunca ter comido de garfo e faca e chegar num restaurante cheio de requintes de elegância, onde você tem que seguir um enredo que nunca foi ensinado. Esse é o rascunho espinhoso do mundo do homem branco do asfalto."

"A invisibilidade é um local não existente fisicamente. Ela é um sistema de diminuição e dominação  que controla as emoções, inibe sua ousadia e te faz menor que todos. Como você não se sente capaz, é impossível de você ter uma atitude proativa. Te imobiliza e aí, fisicamente, você some."

"Minha luta diária é poder inspirar você para fazer a sua caminhada, para ter estímulo no seu objetivo e construir uma vida melhor para você e para os seus."

"Não deixe a vergonha, a soberba e arrogância te consumirem. Por outro lado, seja ousado ao comemorar suas conquistas e se não puder ser o bom o tempo inteiro, procure sempre ser justo. As palavras provocam boas emoções, mas os exemplos arrastam e mudam o mundo."

"Não permitam que ideias negativas te ganhem, nem que façam do seu sofrimento justificativa, da sua tragédia palanque e da revolta munição; você é melhor que isso e pode mais."


Serviço:
Bate-papo e lançamento do livro “Das Quadras Para o Mundo” – Preto Zezé
Quarta-feira, 3 de julho
Horário: 18h
Local: Livraria Cultura, avenida Dom Luís, 1010, Aldeota

Assessoria de Imprensa
Joanice Sampaio

NOVELA DA PREVIDÊNCIA


Maia afirma que aprovação da reforma da Previdência depende de negociação coletiva

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Presidente da câmara, dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Rodrigo Maia: "O presidente tem papel nisso porque ajuda e o Parlamento comanda a votação, mas é uma participação coletiva"
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que a aprovação da reforma da Previdência (PEC 6/19) depende de uma articulação coletiva e ressaltou que a participação do presidente Jair Bolsonaro é muito importante. Maia voltou a defender a reinclusão de estados e municípios no relatório da comissão especial que debate o tema e confirmou a perspectiva de votar a proposta no Plenário da Câmara até o final deste semestre. 

“Ninguém é a favor da reforma, ela é necessária. O presidente tem papel nisso porque ajuda e o Parlamento comanda a votação, mas é uma participação coletiva. O parlamentar vota uma matéria dessa quando volta da sua base com a convicção de que seus eleitores compreendem a importância da reforma”, disse o presidente.

Maia espera que, mesmo com pressões de diversas categorias para alterar o texto do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), não seja aprovado nenhum destaque que altere a economia prevista para reforma. “Se a gente não reestrutura o sistema são os servidores que vão ficar sem capacidade de receber seus salários porque nenhum ente federado vai ter condições de pagar em dia”, afirmou.

Apac
Rodrigo Maia visitou nesta sexta-feira a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em Belo Horizonte (MG) acompanhado da ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia. A Apac é uma entidade civil dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. 

Para o presidente da Câmara, iniciativas como essas ajudam os parlamentares a legislarem melhor. “Projetos como esse nos ajudam a colocar no papel aquilo de fato conhecemos e não apenas o que ouvimos falar. É importante conhecer os problemas e as soluções para construir leis melhores para o Brasil”, destacou.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Natalia Doederlein

COLUNA "PRETO NO BRANCO*





PREJUDICANDO JERI


 Julieta Brontée

Na Assembleia Legislativa, habitantes do município de Jijoca de Jericoacoara procuravam deputados com o objetivo de denunciar a  maneira como o prefeito daquele município, Lindemberg Martins, vem se comportando em relação a diversos aspectos ligados àquela cidade e ao povo, assim como a respeito dos turistas que, aos milhares, acorrem àquele paraíso turístico de valor incalculável para o Ceará. Para esses filhos de Jeri, da maneira como age, o prefeito vai prejudicar os projetos turísticos da cidade.
         
Entre as muitas ações criticadas de Lindemberg, destaca-se um aumento espalhafatoso na cobrança para a entrada no Parque Nacional de Jeri que era de R$ 5,00, e que ele quadruplicou para R$ 20,00, o que é um absurdo. Pior é a exigência para que pessoas nativas andem cheias de documentos para poderem entrar e sair do Parque, o que tem causado desentendimentos e humilhações para as pessoas daquela localicade que, inclusive, ajudaram a elegê-lo. Esse custo não é cobrado em nenhum outro Parque turístico do país.

Há ainda os casos de perseguições políticas, como do repórter fotográfico Carlos Alberto Cavalcante, líder político e ex-vereador da cidade, que foi proibido de realizar o evento chamado de Troféu Portal de Jericoacoara, em que homenagearia várias autoridades, incluindo o governador Camilo, o presidente Bolsonaro, deputados estaduais e federais e outras personalidades. O prefeito Lindemberg, que nem habita na cidade onde é prefeito, age como ditador, num país onde a ditadura foi derrubada precisa se enquadrar como um democrata.

CURTO-CIRCUITO

TENTATIVA DE SALVAÇÃO – O nosso sofredor DNOCS, que agoniza há décadas, depois de ter salvado milhares de vidas de brasileiros como instrumento de combate aos efeitos das secas, poderá ganhar novo alento em sua existência. Isso, diante da criação da Frente Cearense de Defesa daquela instituição. A ideia partiu do presidente da FAEC, Flávio Saboya, por entender  que com as águas da Transposição, o DNOCS deve gerir os grandes açudes que ele construiu.

EMPRÉSTIMO  – A propósito dos problemas criados pelas secas, e que têm angustiado e feito sofrer os cearenses, o governador Camilo Santana conseguiu, junto ao Banco Alemão de Desenvolvimento m- KFW, empréstimo de 60 milhões de euros, para projetos anti-secas que beneficiarão mais de 200 mil famílias situadas em regiões críticas, mais atingidas pelos efeitos das estiagens. Desse modo, o Ceará foi o primeiro estado do Nordeste a conseguir realizar empréstimo desse nível do poderoso banco germânico.

“NUNCA É TARDE” I– A direção do BNB, em Fortaleza, merece  aplausos, por seu apoio ao projeto “Nunca é Tarde”, realizado pelo Centro Cultural do Banco do Banco do Nordeste, e que valoriza a arte a vida de pessoas da terceira idade.

NUNCA É TARDE” II - O destaque vai para a  Feira Literária Cora Coralina, em que pessoas idosas terão prestigiados seus trabalhos intelectuais, ao mesmo tempo em que são estimuladas a praticar danças e participar de corais, para felicidade de todos dessa faixa da vida.

NOVO CÓDIGO – Depois de meses e meses de debates e mais debates, está saindo do “forno” o tão esperado Código da Cidade de Fortaleza, uma inacreditável “sopa de letras” e um infindável amontoado de regras, que jamais serão seguidas.

REGULAMENTAÇÃO - Para regulamentar o comportamento dos fortalezenses, os vereadores aprovaram um Código com mais de 1.000 itens, complicado com centenas de emendas. Só lembrando:  Em Nova York, cidade chamada de “centro do mundo”, o Código de Posturas não tem mais do que itens disciplinadores.

SEM NOVIDADES – A secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, em parceria com a Polícia Federal, através da Operação Frenesi, meteram muita gente e apreenderam muitos comprovantes de que estaria havendo verdadeiro assalto à Previdência Social, envolvendo altos funcionários, sindicatos e outros, com a aposentadoria rural fraudulenta de milhares de pessoas que jamais trabalharam no campo.

PREJUIZO - Num primeiro momento, as ações mostraram que os prejuízos para o INSS chegam a R$ 157 milhões por ano. Taí um dos principais motivos da falência de nossa Previdência.

* Coluna Publicada no jornal O ESTADO


terça-feira, 25 de junho de 2019

PEDIDO DE HABEAS CORPUS



Defesa de Meira alega insanidade para justificar crimes do prefeito afastado e preso de Camaragibe


Por Noelia Brito

O Blog da Noelia Brito teve acesso, com exclusividade, a todo o conteúdo do Habeas Corpus impetrado pela defesa do prefeito afastado de Camaragibe, Demóstenes Meira, patrocinado pelo escritório de advocacia mais caro de Pernambuco e um dos mais caros do Brasil.

Em um dos trechos, os advogados de Meira, na tentativa de descaracterizarem o crime de lavagem do dinheiro obtido por meio dos subornos recebidos de outros membros da organização criminosa, também presos, afirmam que "devido ao seu transtorno bipolar, quando em estado de euforia, o Paciente acreditava que poderia comprar bens móveis e imóveis, e logo depois, na mudança do seu estado de ânimo, verificava a impossibilidade de pagamento e devolvia os bens, sem os adimplir integral ou parcialmente. A situação, Exa., está muito mais a um transtorno psiquiátrico do que para a verificação do tipo de lavagem de ativos."






Print do trecho da petição inicial do HC nº 517562 / PE (2019/0182218-0)

De acordo com o pedido de prisão e afastamento de Demóstenes Meira, apesar de ter como renda valor inferior a 18 mil reais, correspondente ao subsídio de Prefeito, Meira teria adquirido, no decorrer do mandato, imóveis de luxo, carros importados e distribuído dinheiro e carros entre integrantes de seu grupo político, obtidos com recursos ilícitos, fruto de propina recebida de comparsas que eram beneficiados com licitações fraudulentas e contratos superfaturados.

Mas para a defesa, que ignora os relatórios de inteligência financeira, nada passou de um "surto maníaco" de um Bipolar.

Se a oscilação de humor de Meira é a causa dos seus crimes, como alegado por sua defesa, não poderá nunca mais retornar à Chefia do Executivo de Camaragibe, pois Bipolaridade não tem cura, apenas controle por meio de tratamento medicamentoso que Meira se recusa a fazer, conforme revelado por sua ex-esposa e por sua filha em depoimento à DRACO. Se a tese da defesa tiver alguma procedência, veremos logo mais o prefeito afastado dar calote também em seus advogados, tão logo caia em si e se aperceba que quem ganha apenas 18 mil reais não tem condições financeiras para pagar escritórios de advocacia de 7 dígitos.

ABSURDO




Resultado de imagem para vereador de fortaleza dr. eronNa Câmara Municipal de Fortaleza, centenas de moradores expulsos de suas casas por conta dos alagamentos gerados pelas chuvas, denunciavam um fato que chega às raias do absurdo. Essa gente, além de sem teto ou com suas casas invadidas pelas águas estão tendo contas de água cobradas pela CAGECE. Diante dessa situação, o vereador Dr. Eron propôs a realização de uma audiência pública no dia 07 de agosto, com a presença da CAGECE e de instituições de defesa das famílias atingidas pela desgraça. O assunto, de tão absurdo, poderá ter reflexos também na Assembleia Legislativa. Aliás, aqui vai uma dica: Que tal também cobrarem da CAGECE uma maior responsabilidade quando de seus serviços nas ruas da cidade? Por onde ela passa abrindo buracos para algum serviço, deixa a buraqueira mal tampada causando o maior transtorno à população.

PALHAÇADA



Segundo o jornalista Ricardo Noblat, da Veja, poucas vezes se viu um espetáculo tão mambembe como tem sido os debates sobre o projeto da reforma da Previdência. Os números e fatos são hilários. Mas alguns merecem destaque. Senão vejamos: foram 155 deputados inscritos para debater o problema. Um terço deles, para defender a reforma e o governo; outro terço, para achincalhar a reforma e o governo; e mais um terço para gravar suas intervenções e transformá-las em material para exibir aos seus eleitores paspalhos no pleito de 2020. No frigir dos ovos, foi mais uma cena deplorável para a História da República.

PERTURBAÇÃO DOS PEQUENOS



        Deputados federais e estaduais começam a ser alvos de pressões da parte de lideranças de partidos nanicos espelhados pelo interior. Isso, tendo em vista o fato de que as coligações partidárias proporcionais estão proibidas. A verdade é que esses partidos, em sua grande maioria, insignificantes, só sobrevivem coligados entre si. Por conta disso, eles começam a azucrinar os parlamentares federais e estaduais por recursos. A realidade é que, com essa proibição de alianças nem foi necessário extinguir essa miuçalha de carreiristas que sobrevivem de recursos do fundo partidário e de negociatas com partidos de grande porte.

RECONHECIMENTO



Na Assembleia Legislativa, entre arrufos do deputado André Fernandes e colegas “invocados” com ele, uma matéria do maior valor humanístico foi apresentada e aprovada. Refiro-me a matéria que trata da valorização dos cuidadores de pessoas idosas, pessoas com deficiência e doentes. Segundo o deputado Walter Cavalcante (MDB), já era tempo de a sociedade e as autoridades reconhecerem a grandeza com que muitos cuidadores se empenham para aliviar as dores e os problemas daqueles que têm sob seus cuidados. Trata-se de uma atividade que deve ser profissionalmente reconhecida, assim como remunerada como merece.

ELEITORES DE BOLSONARO:


Prefeito de Camaragibe líder de organização criminosa apoiou Bolsonaro para acabar com a Corrupção . 

Demais membros da ORCRIM também alardearam voto em Bolsonaro


Meira chegou a ser recebido no TCE como uma espécie de paladino da moralidade

Do blog da Noelia Brito:

O prefeito afastado de Camaragibe, Demóstenes Meira, que foi preso na semana passada pela Operação Harpalo II, da DRACO, foi um dos mais fervorosos cabos eleitorais do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco. O motivo: acabar com a corrupção. Aliás, tão logo assumiu a prefeitura de Camaragibe, Meira foi recebido com pompa e circunstância no TCE como uma espécie de paladino do combate à corrupção. 

O apoio a Bolsoanro foi alardeado por Meira em Blogs pernambucanos e foi seguido por outros membros da organização criminosa flagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de Pernambuco saqueando os cofres de Camaragibe que vibraram com a vitória de Bolsonaro com postagens e frases de efeito em suas Redes Sociais.

O Secretário de Obras Silvano Jackson, afastado ainda na primeira fase da Harpalo, bradava no seu perfil no Instagram: "É 17 NELES"!



A empresária Luciana Maria da Silva que também foi presa na Harpalo II por fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e corrupção também manifestou "orgulho" por fazer a campanha de Bolsonaro, que qualificou como a "maior campanha eleitoral popular voluntária da História do Brasil".



A também empresária e esposa de Carlos Augusto, Joelma Silva, ambos presos ma Harpalo II, junto o líder da Orcrim, Demóstenes Meira, também vibrou com a vitoroa de Bolsonaro. Em sua foto no perfil do Facebook comemorou: "Acabou! Graças a Deus! Bolsonaro Presidente!




COM QUEM ESTÁ A VERDADE?



Deputado bolsonarista é acusado de agressão contra a companheira e em nota nega acusação


Esposa do deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) prestou queixa contra o marido nesta segunda (24), no Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

O G1 e o Balanço Geral da TV Club divulgaram que a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar agressões sofridas pela esposa do deputado estadual Marco Aurélio (PRTB), líder da oposição na Alepe e principal articulador das manifestações pró-Bolsonaro em Pernambuco.

A vítima prestou queixa na manhã de ontem (24), e contou ter sido empurrada pelo marido na noite do domingo (23), quando machucou a cabeça e as costas, além de dizer ser alvo de agressões físicas e verbais constantes. O parlamentar, porém, por meio de nota e em entrevistas, nega as acusações.

"Estamos juntos há três anos e, nesse período, eu contabilizei dez agressões físicas. As psicológicas são incontáveis", afirmou a companheira de Marco Aurélio, ao G1, preferindo se identificar.

“Eu tinha almoçado com meus filhos, como todo domingo, e, quando voltamos, perguntei onde ele teria almoçado. Ele me disse que foi em um canto, mas teria sido em outro. Eu questionei, mas, em nenhum momento, eu queria brigar. Ele já veio me agredindo, me xingando, botando o dedo na minha cara, dizendo que não era mentiroso e me deu um empurrão. Foi aí que eu caí”, contou ao G1.

“Faz um ano que eu saí de casa por cinco dias porque eu não aguentei mais, mas voltei achando que ele ia mudar”, declarou.

A esposa de Marco Aurélio alega ter procurado a polícia na noite do domingo (23), após a agressão. "Não tinham equipes de plantão porque eu vim às 21h, mas me pediram para vir hoje [segunda] pela manhã. Vendo os flagrantes aqui, eu pensei várias vezes em desistir", contou.

Ainda segundo a vítima, a denúncia não foi feita antes por se sentir amedrontada devido à condição social do marido.

“Ele já me disse ‘ah, não acontece nada comigo, só em flagrante’ e eu disse ‘eu espero que a gente não chegue a esse ponto’. Ele dizia ‘você não tem influência’, sempre querendo me diminuir, me amedrontar. Por vezes eu aceitei, calei, perdoei, mas agora eu não consigo mais. Está doendo muito, muito”, disse à reportagem do G1.

Leiam a Nota enviada ao Blog pela Assessoria do deputado Marco Aurélio:

NOTA 

Hoje à tarde fui surpreendido pela imprensa por declarações da minha ex-companheira que haveria procurado a delegacia da mulher apesar da mesma numa entrevista dada a TV CLUBE afirmar : “ eu não tenho marcas, possa ser que apareça depois , mas agora não tenho “ Em respeito aos meus eleitores e a sociedade pernambucana venho esclarecer o seguinte : Na noite de ontem , após chegar da Igreja tive uma discursão com minha então companheira de 3 anos , Elizabeth e resolvi encerrar o relacionamento , saindo de casa após ser agredido verbalmente pela mesma . Essas discursões vem há algum tempo ocorrendo e eu sempre alertando a mesma para que encontrasse um ponto de equilíbrio . Infelizmente, domingo à noite encerrei a relação . Ao sair de casa deixei claro que aquela era nossa última vez juntos e que hoje meu advogado iria contatá-la para que na terça fossem tomadas as medidas jurídicas . Para encerrar que deixar claro o meu total apoio a Lei Maria da Penha . Atitudes iguais às que estou passando servem como desserviço à todas mulheres que sofrem violência domestica e familiar . Assim foi que aconteceu os fatos . Quem me conhece sabe quem eu sou . Tenho duas ex mulheres e uma filha . Atenciosamente, 
 Marco Aurélio 
 DEP ESTADUAL

BOM DIA COM POESIA



Que a colheita de hoje seja pródiga. Mas, se não for, não desanime, não perca a esperança, lembre que ainda há muito o que plantar, e muito para colher. Pense, pense e sorria mesmo estando com vontade de chorar. E sonhe, sonhe muito, sonhe alto, pois mesmo que até os canalhas envelheçam, os sonhos nunca envelhecem.

“O sonho

Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.”
Clarice Lispector

quarta-feira, 19 de junho de 2019

CONVITE DE IVO GOMES


O prefeito de Sobral, Ivo gomes, convida para inauguração da Praça Mais Infância, no bairro Nova Caiçara.  O evento acontece nesta quarta-feira (19),  às 17:00h. A praça foi construída em parceria com o governo do Estado e está equipada com academia de ginástica, quadra, pista de skate, parque infantil.
Fotos retiradas do Facebook

SENADO DERRUBA DECRETO DAS ARMAS

Senado aprova revogação de decreto que flexibiliza acesso a armas


Plenário do Senado aprova MP que autoriza a participação de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras..

Projeto de Decreto Legislativo segue para análise da Câmara


Da Agência Brasil/Foto:  Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou hoje (18) a revogação do decreto do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizou o acesso da população a compra e posse de armas no Brasil. Por 47 votos a 28, os senadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo (PDC), do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outros senadores, que susta os efeitos da flexibilização. A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados. A maioria dos senadores argumentou que a alteração das regras para o acesso às armas por meio de decreto era inconstitucional e deveria ser feita por projeto de lei.
Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa rejeitou por 15 votos a 9 o relatório do senador Marcos do Val (Cidadania-ES), que era favorável ao decreto presidencial. Após a decisão da comissão, senadores teriam recebidos ameaças e ofensas após se posicionaremo contra o decreto.
Ao proclamar o resultado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a Casa deu uma demonstração de maturidade política e grandeza no episódio e se solidarizou com os senadores que receberam ameaças “por exercerem o direito de se manifestar” em torno dessa matéria.
“Como presidente sempre farei a defesa desse Poder. Esta é uma oportunidade onde o Senado mostra a sua grandeza. Onde homens e mulheres enfrentaram um debate que eu não sei se foi feito por robôs ou por pessoas”, disse.
Antes da votação da matéria, Alcolumbre disse que determinou à Polícia Legislativa a abertura de investigação sobre as ameaças. O presidente do Senado disponibilizou escolta policial para parlamentares alvos dos ataques. 
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, durante sessão que aprovou  Proposta de Emenda à Constituição 91/2019, que altera o rito de tramitação das medidas provisórias no Congresso Nacional.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ddisse que a Casa deu uma demonstração de maturidade política - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Debate entre senadores

Entre as medidas previstas no decreto, assinado em maio pelo presidente da República, estão a concessão do porte a 20 categorias profissionais; o aumento de 50 para 5 mil o número de munições que o proprietário de arma de fogo pode comprar anualmente; a permissão para o proprietário rural com posse de arma de fogo utilizar a arma em todo o perímetro da propriedade; a quebra do monopólio da importação de armas no Brasil; a permissão para colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) poderem ir de casa ao local de tiro com a arma com munição; o direto ao porte de armas para praças das Forças Armadas com 10 anos ou mais de experiência.
De acordo como senador Randolfe Rodrigues, caso as regras fossem aprovadas, cerca de 20 milhões de brasileiros passariam a ter direito à posse e porte de armas. O senador disse que isso seria a institucionalização do “bangue-bangue” no país. “O 'liberou geral' de armas, como está nesse decreto, não tem precedente na ordem jurídica mundial, nem em países como os Estados Unidos, em que existe a liberação de armas. Nem nos Estados Unidos, que, desde a independência, tem a cultura das armas, se extrapolou tanto na posse, no porte e na comercialização”, disse.
Também contrário ao decreto, o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que o decreto se opõe ao que determina o Estatuto do Desarmamento. O senador argumentou que, para a aprovação do Estatuto, houve um grande debate tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. “Esse estatuto [do Desarmamento] foi discutido nas duas Casas por muito tempo. Não há nenhum impedimento para quem queira comprar uma arma hoje, desde que preencha os pré-requisitos estabelecidos pela lei”, disse. 
De acordo com o senador, o presidente deveria ter mandado um projeto de lei ao invés de publicar o decreto. “O presidente da República poderia perfeitamente mandar um projeto alterando o Estatuto do Desarmamento, mas não um decreto. Um decreto com orientação equivocada completamente”, disse. “Mas não é possível que um decreto possa autorizar a compra de 48 cartuchos por dia”.
O relator do decreto na comissão, senador Marcos do Val (Cidadania-ES), argumentou que o decreto não iria aumentar a violência e que as pessoas que tivessem acesso à posse e ao porte de armas não poderiam ser tratadas como criminosos. “Parem de achar que a pessoa armada, o cidadão que segue a lei, que obedece à lei, que teme a lei, vai ser um criminoso. Nós estamos julgando todo brasileiro como um criminoso. Então, se meu pai quiser ter arma hoje, ele é um criminoso? A minha irmã está tirando arma, como eu falei para vocês, ela vai ser uma criminosa?”, disse.
O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defendeu o decreto e disse que a medida visava dar maior “concretude” às regras previstas na lei para a posse e porte de armas. “O decreto cuida de dar mais concretude a diversos conceitos e expressões constantes na citada lei, estabelecendo em diversas passagens critérios objetivos e racionais, assim conferindo maior segurança jurídica sobre a matéria. Não houve, portanto, qualquer inovação normativa, mas mera regulamentação, detalhamento do que já consta no estatuto”, disse.

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre a  revogação do decreto pelo Senado em sua conta pessoal no Twitter.
O presidente disse que espera que a “Câmara não siga o Senado, mantendo a validade do nosso Decreto, respeitando o Referendo de 2005 e o legítimo direito à defesa.” Em um segundo tuíte, publicado cerca de uma hora, ele defendeu o direito à legítima defesa.  "O direito à legítima defesa não pode continuar sendo violado! Nem todo mundo possui condição de ter seguranças armados", escreveu.
- Por 47 a 28, o Senado derrota nosso Decreto sobre CACs e Posse de Armas de Fogo. Esperamos que a Câmara não siga o Senado, mantendo a validade do nosso Decreto, respeitando o Referendo de 2005 e o legítimo direito à defesa.
11.9K people are talking about this

Quem deixa de ter acesso a armas de fogo com leis de desarmamento, o cidadão que quer apenas se proteger ou o criminoso, que, por definição, não segue as leis? O direito à legítima defesa não pode continuar sendo violado! Nem todo mundo possui condição de ter seguranças armados.
11.7K people are talking about this

DESTAQUE

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta

 A Câmara dos Deputados participa do movimento desde 2013 Câmara participa da ação por meio da Secretaria da Mulher. /foto: Leonardo Sá/Agên...