sexta-feira, 14 de junho de 2019

PRETO NO BRANCO*



                               O VÍCIO DO CLIENTELISMO

Julieta Brontée         O clientelismo é, com certeza, um dos piores vícios do mundo político e administrativo do Brasil, desde que o Marechal Deodoro, no dia 15 de novembro de 1889 proclamou a nossa eternamente falha democracia. Embora já existisse quando do Império, se espraiou, cresceu e disparou nos âmbitos federal, estadual e municipal. Desde as primeiras eleições no período da Velha República, lideranças políticas chegaram ao poder através de manobras capciosas e matreiras, tendo como arma proteger apadrinhados.
        O pior é que praticamente nenhum setor administrativo está livre dos atos dos que redundam na nomeação de protegidos, geralmente donos de pacotes maiores ou menores de votos. O mais recente exemplo dessa ação prejudicial à sociedade foi denunciado pelo deputado Agenor Neto (PDT) que apontou casos de prefeitos presidentes de Consórcios de Saúde, que fizeram desses consórcios mais um tipo de cabide de empregos. O problema chegou ao TCE, CGE e Assembleia Legislativa, que deverão atuar em conjunto contra essa irregularidade.
        Quem acompanha a carreira do deputado Roberto Pessoa, sabe que, quando do seu primeiro mandato para a Câmara dos Deputados, tornou-se o pioneiro nacional na defesa da formação de Consórcios Municipais, como a grande saída para o fortalecimento dos municípios, principalmente os menores com dificuldades no campo da Saúde, Educação e Saneamento Básico. Só que tais organizações deveriam estar protegidas do empreguismo, que distorce totalmente os bons objetivos dos Consórcios. Espera-se que medidas duras sejam tomadas. 

CURTO-CIRCUITO

FALTA DE POLICIAL I
Nesta semana, da tribuna da Assembleia, o deputado Delegado Cavalcante abordou problema sério, cuja resolução só dependerá do Governo do Estado. Trata-se da falta crônica de efetivos para a Polícia Civil, e que foi agravado com a utilização de Delegacias como prisões para elementos presos pela Polícia Militar. 

FALTA DE POLICIAL II

Para Cavalcante, apesar da decisão do Governador Camilo Santana, de retirar presos das Delegacias, há uma imensa falta de profissionais da Polícia Civil, não só na capital, como em todo o interior do Ceará. Na sua visão, se o governo quiser mesmo abater a criminalidade, vai ter que ampliar o número de delegados e de agentes. Só assim a Polícia Militar poderá contar com um eficiente trabalho de inteligência para agir.

CABETO EM AÇÃO
 O Secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, resolveu mexer com alguns setores  na Saúde do nosso estado, o que inclui a complicada história do clientelismo nos Consórcios de Saúde, que pretende colocar nos devidos lugares. Mas, na verdade, uma de suas metas mais importantes é a busca de solução para os grandes Hospitais Regionais, que desde suas inaugurações enfrentam sérios problemas de gestão, agravada pela grana curta.
 
ATENDIMENTO INCOMPLETO
O Dr. Cabeto tem em mãos a dura tarefa de fazer com que esses hospitais passem a resolver os problemas das regiões onde ficam, sem terem que empurrar pacientes para superlotar os hospitais públicos de Fortaleza, onde macas nos corredores continuam sendo “leitos”. 

ALVARÁS
 O malfadado projeto que criou a Lei dos Alvarás, provavelmente uma das idéas mais infelizes do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, poderá sofrer importantes mudanças em quase toda a sua extensão. Depois de pressões de milhares de empresários, principalmente dos menores, ele terá reunião com a bancada de apoio da Câmara Municipal, com um almoço em que serão tentadas saídas para amenizar o desespero de comerciantes e demais empreendedores ameaçados de quebrar e fechar seus negócios.  
 
PISANDO NOS “CALOS”
A polêmica gerada em torno dos vazamentos de “trocas  de ideias” entre o ministro Moro e Procuradores mexe com todo o mundo. Vejamos um exemplo: O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, um dos mais preparados juristas do país declara ser “difícil de entender a euforia dos corruptos e seus parceiros” com essa ação de hacker. Agora, os Conselheiros da OAB querem que o ministro dê o nome aos bois, nominando quem são os eufóricos. 

DESTAQUE
Num mundo repleto de tantos pecadores, a morte de uma pessoa com características de santo chega a ser destaque. Esse é o caso do falecimento do venerando Padre Ágio, o mais antigo dos clérigos da Diocese do Crato, e cuja vida foi um exemplo de total dedicação à defesa das crianças, adolescentes e jovens através da música, sua grande paixão, e em que era um “virtuose”. Ao nos deixar aos 101 anos de idade, ele deixa como legado a transformação de milhares de jovens em músicos, livrando-os das garras do crime e das drogas.  
  
AMARGO RETORNO
 O ex-senador Eunício Oliveira, que sofreu amarga derrota no pleito senatorial de 2018, inicia o seu retorno às atividades políticas, até em consequência de continuar na presidência regional do seu encolhido MDB. De início, uma visita ao governador Camilo Santana, a quem ajudou a reeleger. 


Não está prevista, entretanto, nenhuma reunião com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio., a cuja gestão ajudou com a liberação de  centenas de milhões. Pelo visto, a ajuda que RC recebeu não recompensou com o seu apoio.

*PRETO NO BRANCO  - Coluna publicada às sextas-feiras no jornal O ESTADO-Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...