sexta-feira, 14 de junho de 2019

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Comissão Especial da AL conhece projetos do Observatório da Indústria


Comissão Especial da AL Visita FIECComissão Especial da AL Visita FIECFoto: Marcos Moura
Com o objetivo de buscar fundamentações técnicas para construir planejamento estratégico para os cearenses, parlamentares da Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará da Assembleia Legislativa participaram, nesta quarta-feira (12/06), de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Na ocasião, os deputados conheceram os projetos realizados pelo Observatório da Indústria, que possui mais de oito mil indicadores do setor.
O deputado Salmito (PDT), presidente do colegiado, avaliou de forma positiva os projetos desenvolvidos pelo Observatório da Indústria, dentre os quais destacou os dashboards dos setores econômicos mais importantes do Ceará. A ferramenta reúne um conjunto de informações atualizadas – índices demográficos, econômicos e educacionais, entre outros, dos 184 municípios cearenses e de cada uma das 14 regiões de planejamento do Estado.
“Estamos aqui para conhecer essa ferramenta e, a partir daí, interagir, no caso do desenvolvimento econômico, no segmento industrial, que é o que interessa mais especificamente à Fiec, nesse diálogo institucional, mas também a própria ferramenta pode estar a serviço do interesse público em geral, da Assembleia Legislativa e da comissão especial”, pontuou Salmito.
O diretor administrativo da Fiec, Ricardo Cavalcante, enfatizou a importância do observatório não só para a indústria, mas para toda a sociedade. “Esta reunião é importante para que os parlamentares compreendam que tipo de trabalho estamos desenvolvendo aqui e que tipo de trabalho eles podem também utilizar na Assembleia, no dia a dia e nas discussões e apresentações de seus projetos”, acentuou.
Segundo o gerente do Núcleo de Economia do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, com exceção de Fortaleza, todos os municípios têm uma deficiência muito forte em informação. “Os secretários de desenvolvimento dos principais municípios do Ceará usam esse dashboard, porque lá tem os principais números em relação à atividade econômica, educação, renda, entre outros”, explicou. Guilherme ressaltou ainda que a ferramenta permite à indústria cearense saber qual o preço médio que seus concorrentes mundiais gastam na matéria-prima, de forma a reduzir custos dessa compra.
Para o deputado Marcos Sobreira (PDT), a iniciativa contribuirá para o fomento de leis em parceria com o Governo do Estado, mas, sobretudo, com a Federação das Indústrias. “Essa grande parceria hoje veio para elucidar tudo isso, onde a Fiec vem mostrar os números para que a bancada legislativa possa ter mais informações em mãos de como incentivar, principalmente, a geração de emprego Estado”, salientou.
Na avaliação do deputado Sérgio Aguiar (PDT), o observatório faz com que se tenha perfeita integração entre variadas informações. “A Fiec apresenta um grande produto que servirá também para que nós, como parlamentares, tenhamos a expectativa de fomentar essas ações no sentido de que a gente possa espelhar, para aqueles que querem investir no estado do Ceará, a realidade que temos a partir desses estudos e indicadores”, frisou.
Também participaram da reunião os deputados Romeu Aldigueri (PDT) e Guilherme Landim (PDT); o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda; a superintendente regional do Sesi, Veridiana Soares; e a gerente do IEL Ceará, Beatriz Barreira 
  • Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...