quarta-feira, 5 de junho de 2019

AGÊNCIA UFC: a riqueza linguística e cultural da mandioca


Uma das bases da culinária cearense e nordestina, a mandioca e os produtos dela derivados – sobretudo a farinha – têm uma riqueza que vai muito além do paladar. Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará compilou em um glossário (espécie de dicionário de palavras pouco conhecidas) mais de 1.500 vocábulos e expressões que fazem parte da cadeia produtiva da mandioca na mesorregião do noroeste cearense.

Glossário regional da mandiocultura foi elaborado a partir de entrevistas com cerca de 40 agricultores. Ele contém informações que vão desde a palavra em si, passando pela pronúncia, formação, construção em frases, sentido, incluindo até mesmo o contexto no qual o termo é utilizado

"Eu optei por fazer isso para resgatar também as variações que existem na região. Era muito comum existir o 'v' pronunciado 'rê' ou 'bê': tem a bassoura, a rassoura e a vassoura; o carralo e o cavalo", descreve Mário Junglas-Muniz, autor da pesquisa.

A matéria completa está disponível no site da Agência UFC (http://www.agencia.ufc.br/), canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...