Voo para Iguatu marca processo de regionalização de
aeroportos
A
reinauguração do Aeroporto Regional de Iguatu, ocorrida na manhã de ontem, foi
marcada com o recebimento do primeiro voo comercial, que saiu de Fortaleza para
o município. Essa é apenas uma das 48 frequências semanais que vão ser operadas
pela empresa Gol Linhas Aéreas no processo de regionalização de voos entre a
Capital e oito cidades cearenses.
O equipamento passou por melhorias em sua estrutura para receber os passageiros e, agora, passa a receber voos todas as terças e quintas-feiras. Durante a reinauguração, o governador Camilo Santana acompanhou a chegada da aeronave Grand Caravan, da empresa Two Flex, com capacidade para nove pessoas – mais a tripulação. Camilo Santana enfatizou que essa regionalização, além de fomentar a movimentação no Aeroporto de Fortaleza, representa um ganho para as cidades interioranas. “A gente tem tido uma estratégia no Estado de fazer de Fortaleza um hub aéreo e o passo seguinte era conectar o interior do Ceará com esse hub, então nós estamos interiorizando essa conectividade.
Isso é
uma forma de você possibilitar mais desenvolvimento, divulgar mais as
potencialidades do interior. Esse é o segundo passo que estamos dando para
fortalecer esse grande centro de conectividade que é Fortaleza”, disse.
O governador lembrou ainda que, com esses voos regionais, as pessoas vão poder se deslocar entre essas cidades e outros estados e até países com menos custo e em um tempo menor. “O importante é a gente poder ampliar essa facilidade com uma passagem acessível. Isso facilita, traz desenvolvimento e aumenta a autoestima da população”, comemorou.
Regionalização
Iguatu foi a segunda cidade a receber voos nesta etapa de regionalização de novas frequências – Juazeiro do Norte já vem contando com dois voos diários (exceto aos sábados) desde o último dia três, sendo o único município dos oito contemplados a operador com aviões ATR 72, da VoePass, para 72 passageiros. Ao todo, serão 48 frequências semanais no Ceará, distribuídas em Juazeiro do Norte (2 voos diários), Jericoacoara (3 voos diários), Iguatu (2 semanais), Sobral (3 semanais), São Benedito (2 semanais), Tauá (2 semanais), Crateús (2 semanais) e Aracati (2 semanais), essas últimas a serem iniciados os voos ainda este mês.
Ontem, também teve início novas frequências de Fortaleza para Jericoacoara. Na ocasião, o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, comunicou que novos destinos e frequências podem surgir após o fortalecimento desses que chegam este mês. “Vamos consolidar esses voos e depois temos o plano de colocar mais frequências. Após isso, já pensamos em (levar voos) para Limoeiro do Norte e Campos Sales”, informou o titular da Setur.
Menos tempo
Distante quase 400 kms de Fortaleza, uma viagem para Iguatu pode demorar entre quatro e sete horas, dependendo se o deslocamento é feito de carro particular ou ônibus intermunicipal.
Com os
novos voos, esse percurso pode ser feito em pouco mais de uma hora. O
jornalista e digital influencer Renato Almeida foi um dos primeiros a usufruir
da comodidade. Para ele, que frequentemente vem para a cidade, ter à disposição
a possibilidade de viajar de avião é um ganho em todos os sentidos. “Trabalho
sempre em Iguatu e Juazeiro do Norte, fazendo constantemente essa rota. Agora,
facilita mais, pois é um preço até parecido com o do ônibus, sem contar que o
tempo da viagem é bem menor e dá para a gente resolver mais coisas. Muitas
vezes não tinha como conciliar com outros eventos em Fortaleza por conta do
tempo e agora vou conseguir”, ressaltou o comunicador.
A chegada do voo e a reinauguração do aeroporto foram acompanhadas também pelo superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, a secretária-executiva de Política sobre Drogas da SPS, Mirian Sobreira, o prefeito Edinaldo Lavor e os deputados estaduais Agenor Neto, Marcos Sobreira e Nizo Costa, além de outras lideranças políticas da região e populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário