sexta-feira, 20 de abril de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

TRANSPARÊNCIA COMEÇA EM CASA
Julieta Brontée

Fundo Partidário pode ser utilizado, por exemplo, para pagamento de pessoal. Nessa toada, fica claro que as agremiações partidárias têm obrigação redobrada no trato das questões funcionais. Primeiro, por remunerarem seu pessoal com recursos públicos. egundo, por terem o dever de servir como exemplo para o restante da sociedade e, por fim, porque a ninguém é dado se furtar de suas obrigações patronais.

No caso dos dirigentes partidários que recebam recursos das agremiações, a obrigação de cumprir a legislação é inafastável e o não cumprimento pode acarretar, inclusive, a rejeição das contas do Diretório Nacional do Partido e a consequente suspensão do Fundo Partidário, sem embargo de eventuais investigações por sonegação fiscal.
Neste ano eleitoral nossas atenções devem estar reforçadas para essas questões, pois, com certeza, quem não tem idoneidade para gerir um Partido Político não o terá para gerir uma cidade ou mesmo para cobrar dos demais que o façam.

CURTO CIRCUITO

• Anedóticos
Já virou tema de anedotas, a mania, que se agrava a cada dia, de petistas e comunistas, taxarem de golpistas qualquer denúncia de trapalhadas no âmbito do Governo Federal. Mas não é assim que pensam a Polícia Federal, a Corregedoria Geral da União e o Ministério Público Federal, que têm na imprensa investigativa grande aliada.

• Cassação nele!
Achando pouco a situação de miséria em que se encontram os servidores de Jaguaribara, lá a Prefeitura está atrasando há meses os salários dos seus barnabés. Devido a essa falta de honestidade e humanidade, o promotor público Daniel Júnior impetrou ação pública retendo o dinheiro do Município para salvar a situação desses injustiçados.

• Será masoquismo?
Em Brasília, comentaristas políticos indagam por que o PCdoB, que vem tendo tratamento humilhante do Planalto, não cria coragem e reage como faz, por exemplo, o PMDB, que é hoje motivo de temor da parte do governo. É difícil entender se tal tratamento desigual compensa para um partido que tanto penou para estar no governo. Pelo visto, já não se faz mais comunistas como antigamente.

.Balançou
Parece que o brado retumbante da presidenta Dilma Rousseff contra os juros escorchantes e a exploração da população pelas instituições bancárias, “balançou os grande bancos, “donos da economia Nacional. Tanto assim, que poucos dias depois do “speach” da presidente, Bradesco e Itaú apressaram-se em reduzir juros e outros serviços.

UMAS & OUTRAS

• Abusados
Seria injustiça desconhecer os problemas do homem do campo, mas o que o MST, em vez de reivindicar, desrespeita autoridades, como fez com o governador Cid, que, como provou, já fez por essa gente, muito mais que os demais governadores. Mas fazer da lâmina de água do Abolição um verdadeiro “Piscinão de Ramos”,extrapolou todos os limites.

• POLÊMICAS
E continua a sequência de desencontros em torno do Acquário de Fortaleza, possivelmente o projeto mais polêmico do governo de Cid Gomes. Depois de muitos emperramentos ambientais, a superintendente do IPHAN, Juçara Peixoto, equivocadamente, deu como liberada a obra e depois de reiniciada, “desliberou”.

• REFORÇO
Segundo o governador Cid Gomes, Fortaleza será a primeira das sedes da Copa a provar que não terá problemas com o atendimento à saúde. Isso, por conta do grande Hospital Metropolitano, a ser construído pelo Governo do Estado em parceria com o setor privado (PPP), com previsão de ser concluído no início de 2014.

• INSEGURANÇA Diante do recrudescimento das ações de quadrilhas de assaltantes que põem em pânico bancários e clientes de bancos, o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo, afirma que, embora o governo e prefeituras tentem garantir segurança para o setor, isso se torna impraticável sem polícia inteligente e com poucos efetivos.

De segunda à sexta, das 12h30 às 13h, programa Conexão Global, na Rádio Globo 620 AM. Contamos com sua audiência caro(a) leitor(a). Sugestões e críticas: www.globocidadefortaleza@bol.com.br ou blogdabronte.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...