quarta-feira, 25 de abril de 2012

Artigo científico da UFC é aceito em conferência mundial de econometria espacial

Artigo científico "Spatial Determinants of Urban Residential Water Demand in Fortaleza, Brazil”, desenvolvido no Curso de Pós-Graduação em Economia (Caen) da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi aceito na VI Conferência Mundial da Associação de Econometria Espacial. O evento será realizado em Salvador/BA, de 11 a 13 de julho.  
O artigo é resultado de um projeto desenvolvido pelo Prof. José Raimundo Carvalho e pelo aluno de doutorado Diego Maria André junto à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Os autores utilizaram técnicas de econometria espacial – campo de estudos com metodologia aplicada em situações nas quais importam a condição espacial, como na economia regional e economia do trabalho – para entender os fatores determinantes da demanda residencial por água em Fortaleza.
Diferentes especificações econométricas – como o Spatial Error Model (SEM), o Spatial Autoregressive Model (SAR), e o Spatial Model Autoregressive Moving Average (Sarma) – foram aplicadas a uma base inédita de dados coletada junto aos domicílios de Fortaleza. Os resultados apontam para a necessidade de se considerar os efeitos espaciais nos modelos de demanda por água, para que se proponham políticas de distribuição de água. A ausência do cuidado metodológico pode subestimar efeitos de variáveis importantes, como preço médio, e superestimar efeitos de outras variáveis, como renda e número de cômodos, com conseqüências indesejáveis para o planejamento de políticas tarifárias.
Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, do Curso de Pós-Graduação em Economia (Caen)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...