segunda-feira, 23 de abril de 2012

Eleição na França vai a 2º turno com Hollande e Sarkozy

Segundo turno será no dia 6 de maio.
Do G1, com informações de agências

O socialista François Hollande conquistou neste domingo (22) o primeiro turno da eleição presidencial na França, marcado pelo índice surpreendente de votos conquistados pela candidata da extrema-direita, Marine Le Pen .

Segundo os resultados quase definitivos divulgados pelo Ministério do Interior, com aproximadamente 99% da apuração, o candidato socialista obteve 28,56% dos votos à frente de Nicolas Sarkozyx (27,07%), que perdeu a aposta de levar o primeiro turno, para estabelecer uma nova dinâmica para o segundo.

A candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, chega em terceiro lugar, com 18,12%, seguida pelo representante da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (11,10%) e do centrista François Bayroux (9,11%).Os dois vão disputar o segundo turno em 6 de maio.

Segundo duas pesquisas realizadas na noite eleitoral pelos institutos Ipsos e Ifop, François Hollande vencerá a eleição presidencial com 54% ou 54,5% dos votos contra 46% ou 45,5% de Nicolas Sarkozy.
"Estou confiante", declarou o vencedor do primeiro turno, considerando-se "candidato da união" e "aquele em melhor posição para se tornar o próximo presidente da República". "A Frente Nacional nunca tinha chegado a um nível como este", afirmou. "É um novo sinal que aparece de repente diante de meus olhos".
Candidato socialista François Hollande acena no palco depois do anúncio dos resultados preliminares do primeiro turno das eleições presidenciais na França (Foto: AFP)
Candidato socialista François Hollande acena no palco depois do anúncio dos resultados preliminares do primeiro turno das eleições presidenciais na França (Foto: AFP)

O atual presidente também manifestou sua "confiança", propondo "três debates" com seu adversário, "sobre questões econômicas e sociais, de sociedade e temas internacionais".
François Hollande já recusou, afirmando querer apenas um debate, como é a tradição na França.

Em duas semanas, os eleitores vão escolher quem será o presidente nos próximos cinco anos de uma das principais economias mundiais, potência nuclear e membro permanente do Conselho de
 Segurança da ONU, com um poder como poucos no mundo democrático.

Considerado há meses vencedor no segundo turno, com 55% dos votos em média, François Hollande, 57 anos, está em posição de força para se tornar o primeiro presidente de esquerda desde François Mitterrand (1981-1995).

Com pouca experiência em cargos de peso, este homem que passa a imagem de sobriedade deverá poder contar no segundo turno com os votos dos eleitores de Jean-Luc Mélenchon e da ecologista Eva Joly.
arte - frança - perfil candidatos (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...