sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

Sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Eduardo e o canto da Sereia
A- A A+
A cada dia que passa parece que a incógnita da aliança entre Marina Silva, segunda colocada nas pesquisas para a sucessão da presidenta Dilma, e o último colocado, Eduardo Campos, começa a se revelar. De início, pareceu surpreendente que Marina abrisse mão de ser a candidata a encabeçar a chapa, já que pelo menos 10 partidos se ofereceram para viabilizar sua empreitada rumo ao Planalto, em prol do projeto pessoal do governador de Pernambuco, um ilustre desconhecido no cenário nacional, que cresceu dentro de seu próprio Estado às custas dos investimentos massivos para lá levados pela dupla Lula-Dilma de quem era, até bem pouco tempo, fiel defensor. Tão fiel que Lula e Dilma chegaram a tirar de Aldo Rebelo, um aliado de primeira hora, a oportunidade de ser ministro do TCU, para entregar a cadeira vitalícia da Corte responsável por julgar as contas do governo federal à mãe de Eduardo Campos. Mas, como costumava dizer o ex-governador do Ceará Gonzaga Mota, a política é mesmo dinâmica e Eduardo acreditou, encantado, no canto da Iara Marina que lhe disse que estava pronta para ser seu trampolim para com isso garantir-lhe o tão sonhado salto olímpico triplo carpado perfeito ao cargo mais alto que um político brasileiro poderia almejar.
Passado o momento do susto, consumado o fato, ou seja, da filiação de Marina ao partido de Eduardo, eis que as pesquisas começam a revelar o óbvio: que apenas Marina se mostra competitiva o suficiente para, quiçá, levar a disputa a um eventual segundo turno. Com isso, o que estava por trás do canto enebriante da sereia começa a se desvendar. O que tramou Marina foi exatamente isso, gerar uma pressão tal sobre Eduardo, por parte não só de seu eleitorado, mas principalmente dos financiadores de seu projeto político, para que ele, Eduardo, abra para ela quando chegada a hora da definição, para a qual restam poucos meses, insuficientes para que Eduardo torne-se mais competitivo que Marina, por mais pesada que seja a mídia em seu favor.
É óbvio que Eduardo Campos tem muito mais telhado de vidro que Marina, é governador de um Estado nordestino onde práticas de nepotismo, pistolagem, clientelismo não são raras. Durante seu governo, o Estado de Pernambuco sofreu enorme ataque devastatório por causa dos empreendimentos em Suape, todos beneficiados por incentivos fiscais e doações de terrenos cedidos por Eduardo. Além disso, o Estado de Pernambuco é hoje o mais endividado da Federação. O estado das escolas públicas, mesmo as de referência, é calamitoso, a ponto de os próprios alunos estarem postando vídeos-denúncias na internet. O sistema de saúde foi privatizado para ser entregue à gestão de Organizações Sociais, a principal delas, por sinal, o IMIP, além de ter sido flagrado pelo TCU cobrando do SUS quimioterapia de pessoas já falecidas, pertence ao próprio Secretário de Saúde do Estado. Enfim, não faltam pontos frágeis na gestão de Eduardo para serem atacados daqui para a escolha da cabeça da chapa. E ninguém se admire se esse serviço não vier a ser feito pelos próprios partidários de Marina Silva, muitos dos quais não suportam Eduardo Campos, mas veneram a Iara acreana. É esperar para conferir.
CURTO CIRCUITO
• BANDIDAGEM -                                        Em meio à desorientação e as dificuldades com que as autoridades continuam tentando, sem sucesso, impedir ação destrutiva dos bandidos mascarados, um advogado de terroristas dos anos 60-70 afirma que o Governo de São Paulo, ao querer enquadrar “black-blocks” na Lei da Segurança Nacional, é “retorno à ditadura”...
• Melhorando - O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, aos poucos vai se desvencilhando de problemas graves que atingem a população, com destaque para os moradores de bairros mais pobres. Ainda este mês, serão entregues à população 15 postos de saúde totalmente reformados e ampliados, e com equipes de médicos e enfermeiros reforçadas.
UMAS & OUTRAS
• Ampliando  -   O governador Cid Gomes, atendendo apelos da população e das próprias autoridades policiais, vai ampliar a frota de helicópteros do Ciopaer, hoje um dos setores mais importantes da segurança pública do Estado. Com isso, crescem as condições de combate ao crime, assim como ações de socorro em casos de emergências graves.
• Com africanos - Dando sequência à sua política de relacionamentos internacionais em termos econômicos, o governador Cid Gomes recebeu embaixadores de 10 países africanos, aos quais fez minuciosa explanação a respeito dos projetos do Ceará que poderá atrair empresários de todos os continentes, especialmente o continente africano.
Sugestões, informações   e críticas:
jbrontee@uol.com.br  ou
www.blogdabronte.blogspot.com.br.

2 comentários:

  1. Com Eduardo Campos, nós, professores da rede pública, chegamos ao fundo do poço. Nunca fomos tão perseguidos, tão humilhados, tão maltratados e desvalorizados como estamos sendo nesta gestão!

    ResponderExcluir
  2. O governo de Eduardo conhecido dos professores como "Dudu malvadeza" tem sido ruim para todos os setores da população. Estão satisfeitos apenas os empresários que lucram muito com ele.
    Nós Pernambucanos não queremos isto para o Brasil!!!
    Caos.

    ResponderExcluir

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...