segunda-feira, 14 de outubro de 2013

OutubroRosa: Projetos da UFC realizam programação especial durante campanha

Ao longo do Outubro Rosa, mês de campanha internacional sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama, a Universidade Federal do Ceará realiza programação especial para lembrar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2013, serão registrados 52.680 casos de câncer de mama no Brasil – sendo cerca de 1.700 no Ceará. Na UFC, haverá várias ações de extensão com atividades educativas e de prevenção. 

O Grupo de Ensino, Pesquisa, Autoajuda e Assistência à Mulher Mastectomizada (Gepam), vinculado ao Departamento de Enfermagem e coordenado pela Profª Ana Fátima Carvalho, promoverá palestras e cursos a partir do próximo dia 15, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das mulheres que retiraram ou precisam retirar parte da mama por causa do tumor cancerígeno (ver programação abaixo).

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) também aderiu ao Outubro Rosa e realiza, no próximo dia 31, às 10h, o Dia D Rosa, no Auditório da Reitoria, com palestra do Prof. Luiz Porto. Nesse dia, todos os servidores que quiserem manifestar apoio à campanha podem vestir alguma peça de roupa ou acessório na cor rosa.

O Prof. Luiz Porto é o idealizador de um dos grupos de extensão da UFC mais conhecidos e importantes do Ceará na área de prevenção ao câncer de mama, o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), que atua desde 1992 e é vinculado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina. No dia 25 deste mês, o grupo inicia a segunda e mais prática fase do Projeto Iracema, visando à introdução de práticas de prevenção e cuidados com a doença. 

A Profª Francinete Alves Giffoni, colaboradora do Projeto Iracema, lembra que a clínica do Grupo possui um mamógrafo próprio, em condições de realizar o dobro da quantidade de exames feitos atualmente. 

Segundo ela, o número de mamografias só não é maior por falta de pacientes. Todos os serviços oferecidos pelo Geeon estão abertos à população e são gratuitos.

Confira datas e locais das atividades do Gepam

Dia 15 – Hospital do Exército (Av. Desembargador Moreira, 1500 – Aldeota), às 8h. Palestras sobre o combate e prevenção do câncer de mama.
Dias 16 e 18 – Departamento de Enfermagem (Rua Alexandre Baraúna, 1115 – Rodolfo Teófilo), a partir das 8h. Palestras e oficinas educativas sobre o câncer de mama.
Dia 17 – Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP – Rua Papi Jr., 1225 – Sala 2 – Rodolfo Teófilo), às 13h30min. Palestras sobre o combate e prevenção do câncer de mama para os profissionais do HUWC e MEAC. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...