quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Expectativa e esperança

Um dia como o de hoje, confesso, não desejaria para o meu pior inimigo. Explico: Dia de fazer uma tal de COLONOSCOPIA, exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo. Resumindo, um examezim miserável, mas, completamente necessário e OBRIGATÓRIO para quem, como eu, já teve CÂNCER de intestino. Serve para detectar pólipos, que são tumores benignos e que podem se transformar em malignos. Esse exame também detecta tumores cancerígenos em seu estagio inicial ou avançado, mas também é realizado para diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Também permite a coleta de “material para biópsia e a realização de procedimentos como a retirada de pólipos, descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes”.
Pois bem, a preparação para que a colonoscopia seja feita ás 13h30min do próximo dia, tem início no dia anterior ao exame, onde a partir da 7 da noite, se tem que parar de comer, passar a tomar só líquidos e tomar laxante, no meu caso, quatro lactopurgas, tentar dormir e esperar acordar com o resultado (kkkkkkkkkkkkkk), aí, haja banheiro a madrugada toda... Mas, não fica só nisso, pela manhã, (às 6h30min), num intervalo de meia hora tem-se que tomar 500 mls, (que se transformam em 700mls, já que devem ser misturados a um suco), de uma gororoba à base de “manitol”, que dá náuseas, verdadeiras ânsias de vômitos quase que insuportáveis. E o que é pior: A recomendação para que o exame tenha êxito é depois que tomar essa gororoba que dá vontade da gente botar os bofes e as tripas pra fora, não deitar, não ficar parada.
É bom que se diga que somente os médicos gastroenterologista, colo-proctologista e colonoscopista, são os profissionais devidamente treinados e capacitados para utilizarem com segurança esse exame endoscópico.
O procedimento é realizado em sala apropriada para o exame, com a presença de anestesista para proceder os protocolos de sedação. O cólon (intestino) deverá estar completamente limpo para a realização do procedimento.O exame consiste na introdução de um tubo flexível (colonoscópio) através do intestino grosso. Para um exame seguro, o paciente deve seguir as orientações de preparo com rigor.
Após o exame, o paciente deve ser encaminhado para uma sala de recuperação pós-anestésica, até que todos os efeitos da medicação tenham passado.

As recomendações pós-exame são:
• Não dirigir nenhum tipo de veículo automotivo, por um período de 12 horas;
• Não retornar para casa sem acompanhamento.
• Ingerir Liquidos.

Recuperação
A colonoscopia geralmente leva de 30 a 60 minutos . O sedativo leva tempo para perder efeito. Pacientes precisam permanecer na clínica por 1 a 2 horas depois do procedimento. A recuperação completa é esperada para o dia seguinte.

E estou euzinha aqui, só o caquim, esperando a hora chegar. E haja banheiro, e haja suco, e haja água... Enquanto isso, fico eu aqui, completamente quedada e desmoralizada vazando pelos meus "embargos infringentes" , feito o STF. O importante é que corra tudo bem e que não seja detectada nenhuma anormalidade... E seja o que Deus quiser, amém, pois enquanto há vida há esperança!!! Inté mais tarde, quando voltarei para dizer como foi o tal exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...