segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Levantamento do MPT aponta que a região metropolitana de Fortaleza é onde mais se registra trabalho infantil


Levantamento realizado pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), Antonio de Oliveira Lima,aponta a

A Região Metropolitana de Fortaleza possui o maior índice de trabalho infantil, na faixa etária de 10 a 14 anos. É o que mostra levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará. Segundo o procurador-chefe do MPT-Ce, Antônio de Oliveira, o levantamento leva em consideração os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2012 e divulgada no final de setembro.

Segundo a Pnad, 10.117 crianças de 10 a 14 anos estavam trabalhando na RMF na semana da pesquisa, o que representa 3,23% do total de pessoas daquela faixa etária. Esse percentual é o maior entre as regiões metropolitanas pesquisadas.




Entre 10 e 14 anos

Segundo a Pnad 2012, entre as regiões metropolitanas pesquisadas, a de Fortaleza é a que possui o maior número de crianças e adolescentes trabalhando.
 Levantamento feito pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), Antonio de Oliveira Lima, aponta a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) como a que possui o maior índice de trabalho infantil, na faixa etária de 10 a 14 anos. O levantamento leva em consideração os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2012 e divulgada no final de setembro.
Segundo a Pnad, 10.117 crianças de 10 a 14 anos estavam trabalhando na RMF na semana da pesquisa, o que representa 3,23% do total de pessoas daquela faixa etária. Esse percentual é o maior entre as regiões metropolitanas pesquisadas. Vale lembrar que a pesquisa do IBGE leva em consideração as seguintes regiões metropolitanas do país: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Ainda sobre o trabalho infantil, se for levada em consideração a faixa etária de 5 a 17 anos, a Região Metropolitana de Fortaleza possuía 48.562 crianças e adolescentes trabalhando, correspondendo a 6,12% do total de crianças e adolescentes em situação de trabalho nessa idade na RMF, o que lhe coloca em quarto lugar entre as regiões metropolitanas, em termo de participação do trabalho infantil em geral.
Dados Estaduais
“Os números da pesquisa apontam para uma realidade preocupante, pois estamos assistindo a uma diminuição do trabalho infantil no interior do Estado, enquanto na região metropolitana ele cresceu”, comentou o procurador do trabalho responsável pelo levantamento.
A Pnad indica que, no Ceará, existem 173.433 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhando, o que coloca o Estado como o 17º no ranking do trabalho infantil entre as unidades federativas do país. Comparando-se à Pnad de 2011, o Estado melhorou a posição, pois ocupava a 12ª posição, com 206.781 crianças e adolescentes na condição de trabalho infantil. O Estado onde o índice de trabalho infantil é maior é o Piauí, com 14,37% da população entre 5 e 17 anos trabalhando.
De acordo com a Pnad, existem 3.517.540 trabalhadores infantis em todo o país.
O que diz a lei
Conforme a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho é totalmente proibido até os 13 anos de idade. Entre 14 e 15 anos, é permitido somente na condição de aprendiz. Entre 16 e 17 anos, o trabalho é permitido, desde que não seja em condições perigosas ou insalubres e em horário noturno.
(Com informações do MPT-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...