A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria da Saúde, realiza confecção de órteses gessadas. A iniciativa foi promovida por meio de uma capacitação para os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf. A ação visa contribuir para o fortalecimento do cuidado integral do paciente de hanseníase que compreende não só o diagnóstico precoce, a prevenção de incapacidades e o autocuidado, mas também a reabilitação.
A qualificação tem parceria com o Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, que promoveu a capacitação de profissionais, por meio do Curso de Fisioterapia e Reabilitação Física Aplicada aos Pacientes de Hanseníase. Os profissionais capacitados foram: Aline Monteiro, fisioterapeuta do Nasf VI; Juliana Landim, fisioterapeuta do Nasf VI; Kariane Reis, fisioterapeuta do Nasf I; Renata Coelho, fisioterapeuta do Nasf IV; Samara Cordeiro, terapeuta ocupacional do Nasf IV.
Diante da capacitação desses profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde de Maracanaú tem investido significativamente no Programa de Hanseníase, formando um Núcleo multiprofissional e interdisciplinar de cuidados aos pacientes com Hanseníase, contando com os médicos de referência Drª Selma Raquel Medeiros e Dr. Josildo Pessoa. Bem como com o apoio da Gerente do Programa de Hanseníase, Enfermeira Mariana Campos, da Coordenadora da Atenção à Saúde, Enfermeira Fátima Cunha, e do Secretário de Saúde, Francisco Torcápio Vieira da Silva.
A confecção das órteses gessadas contribui de modo significativo para a redução dos danos neurais, evitando a instalação de incapacidades de difícil reversão, que causam danos não somente físicos, mas também psíquicos e sociais aos doentes, seus familiares e à sociedade. (Bruna Morais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário