quarta-feira, 16 de março de 2016

Brasil vai ter primeiro-ministro



Na Casa Civil, Lula vira primeiro-ministro e mudará economia

Ao falar de planos, Lula disse que não daria "cavalo de pau" econômico

Blog do KENNEDY 
BRASÍLIA
Agora é oficial: Lula será o ministro-chefe da Casa Civil. Na prática, vira primeiro-ministro e mudará a economia. Jaques Wagner comandará o gabinete da presidente Dilma Rousseff com status de ministro.
Aqui o bastidor de 0h29 que antecipou essa decisão, que teve lances como o pedido de prisão do Ministério Público paulista freando a articulação temporariamente e um vaivém sobre pastas desde a semana passada, quando Dilma ofereceu a Casa Civil ao ex-presidente pela primeira vez.
Na manhã de hoje, Lula negociou com Dilma autonomia para definir a política econômica. Impedir o impeachment e recuperar o apoio de parcelas do PMDB também são missões do novo ministro.
Todos os temas do governo passam pela Casa Civil. De lá, Lula coordenará toda a interação entre os ministérios e os principais temas do governo. Em resposta ao semipresidencialismo articulado por segmentos do PSDB e do PMDB e ao movimento que cresceu a favor do impeachment, Dilma e o PT resolveram transformar Lula no primeiro-ministro, numa aposta para superar as crises política e econômica.
“Não vou dar cavalo de pau”, disse Lula, ao falar ontem dos seus planos para a economia. Ele avalia que é preciso dar um sinal para os mais pobres, mas com responsabilidade econômica. Quando assumiu o poder em 2003, o petista surpreendeu os que julgavam que faria uma política econômica irresponsável.
O mercado financeiro comprou a tese de impeachment. Com Lula, deverá haver turbulência até que fiquem claras quais serão as primeiras medidas na área econômica e também na tentativa de reorganização da base de apoio no Congresso.
A eventual saída de Alexandre Tombini, que fez gestão medíocre no controle da inflação e subordinada politicamente ao intervencionismo de Dilma, faria bem ao país, na visão de pessoas que conversaram com Lula.
O deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) assumirá a Secretaria de Aviação Civil, obedecendo ao plano de tentar recuperar terreno entre os peemedebistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...