sábado, 12 de março de 2016

Cacetada!!!

Dória é o dono do Lide

A palestra proferida pelo juiz federal Sérgio Moro a empresários do grupo Lide (Líderes Empresariais), na noite de quarta-feira (9), em Curitiba, chamou a atenção não apenas pelo conteúdo de suas declarações, mas também pelo contexto político em que a palestra aconteceu. Vale destacar que o presidente do Comitê Executivo do Lide é o empresário e apresentador de TV João Dória, que disputa as prévias do PSDB para ser o candidato à prefeitura de São Paulo.
De acordo com informações obtidas pelo JB junto ao Lide, os eventos do grupo são fechados a filiados, que pagam uma taxa anual de R$ 9 mil. O evento com o juiz Sérgio Moro nesta semana atraiu 200 filiados, segundo o Lide.
O juiz Sérgio Moro em palestra promovida pelo Lide
O juiz Sérgio Moro em palestra promovida pelo Lide
Durante sua palestra, Moro destacou que a Lava Jato não é responsável pela crise no país, que não é motivada por questões políticas, e que os movimentos favoráveis do mercado financeiro a cada operação da Polícia Federal seriam sinais de que "a Lava Jato não é exatamente um problema". 
Moro descarta relações políticas, mas ele foi levado a palestrar para um grupo que aproxima empresários de governantes. O Lide é uma casa política que patrocina a preço alto a aproximação de empresários, políticos e chefes de Estado.
Talvez Moro tenha participado da palestra sem estar totalmente ciente deste viés. Em 2011, o então ministro Fernando Pimentel também sofreu este problema. Naquele ano, quando o governo Dilma Rousseff ainda não enfrentava a pesada artilharia da oposição, o então ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel foi convidado para participar de um evento. Pimentel estava na Bulgária acompanhando a comitiva de Dilma, e foi levado por um avião fretado por João Dória para Roma onde participaria do evento do Lide. O caso gerou polêmica na ocasião. A oposição chegou a pedir processo contra Pimentel pelo uso de avião fretado. O ministro emitiu nota afirmando que consultou formalmente a Comissão de Ética Pública sobre situações deste tipo. E o Lide reforçou que "tem o objetivo de difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa."
Os personagens que Dória levou para dar palestrar sempre foram políticos. Palestras com autoridades e personalidades que estão no centro de polêmicas políticas não são novidade no Lide. O presidente da Câmara Eduardo Cunha já foi convidado, quando o impeachment surgiu com força. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também já deu palestras. E agora, com o Judiciário em evidência, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes também foi convidado, e falou sobre mensalão e a Lava Jato.
João Dória é presidente do Comitê Executivo do Lide
João Dória é presidente do Comitê Executivo do Lide
O empresário João Dória transita com desenvoltura no mundo político. Foi presidente da Embratur no governo José Sarney, e agora participa das prévias do PSDB para ser o candidato à prefeitura de São Paulo.
Recentemente, Dória ficou no centro de uma polêmica envolvendo a disputa tucana. Os adversários Andrea Matarazzo e Ricardo Tripoli acusam o empresário de abuso de poder econômico, uso da máquina pública e de cooptar financeiramente militantes do partido em busca de votos na disputa interna. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que apóia Dória, chamou as acusações de "ridículas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...