quarta-feira, 16 de março de 2016

Prego batido, ponta virada: Lula assume ministério

Lula assume Casa Civil e Jaques Wagner vira chefe de gabinete

Depois de uma semana de especulações, Planalto confirma que ex-presidente está de volta ao governo


 Heinrich Aikawa/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir a Casa Civil no lugar de Jaques Wagner e o ex-governador baiano seguirá para a chefia de gabinete. A informação foi anunciada no fim da manhã desta quarta-feira (16/3) pelo líder do PT na Câmara, Afonso Florence, em coletiva na Câmara dos Deputados. Lula e a presidente Dilma Rousseff estavam reunidos desde o início da manhã no Palácio do Alvorada para definir os últimos detalhes da nomeação à cadeira de ministro do governo. O governo ainda não enviou uma nota à imprensa sobre a nomeação de Lula.  

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também anunciou a mudança em seu Twitter. "Ministro Wagner no dia de seu aniversário mostra grandeza e desprendimento ao deixar a Casa Civil. Lula novo Ministro da pasta!", afirmou, na rede social. Hoje, Jaques Wagner completa 65 anos. Após a reunião no Alvorada, o ministro passou no Planalto e em seguida partiu para o aeroporto, onde embarca para Salvador.
Na noite de terça-feira (15/3), Lula esteve reunido por mais de quatro horas com a presidente e com os ministros da coordenação política. Antes da reunião, Lula estava inclinado a aceitar a Secretaria de Governo por causa da extensa demanda da Casa Civil. A longa conversa, porém, foi responsável por mudar os rumos do ex-presidente. 


Previamente apelidado de super ministro, o ex-presidente deverá acumular funções no governo da presidente Dilma. Olhará atentamente para a economia, fará a ponte entre governo e o legislativo, recebendo deputados e senadores e ainda ouvirá a sociedade no recentemente reativado Conselhão.

Como primeiro desafio, Lula terá que rearranjar as cadeiras do tripé econômico para conseguir dar uma resposta ao mercado financeiro. Até essa terça-feira (15/3), uma das condições para o petista bater o martelo da definição se aceitará mesmo o cargo dentro do Palácio do Planalto está na liberdade que a presidente o dará para trocar os ministros da área econômica. Além de cuidar da articulação política, Lula também deve assumir a liderança do Conselhão, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
(Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...