sexta-feira, 18 de março de 2016

Prof. Jesualdo Farias é "eternizado" na galeria de Ex-Reitores da UFC

Ao contrário do que é usual em eventos do tipo, o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Prof. Jesualdo Farias, abriu mão da leitura de discurso para "falar com o coração", durante a solenidade de aposição de seu retrato na galeria de Ex-Reitores da UFC, na manhã desta sexta-feira (18).

Agradecimentos e recordações sobre os sete anos de gestão (2008-2014) marcaram o tom de sua fala: "Nós todos construímos, a partir do legado dos que me antecederam, uma realidade nova para este Estado. Estar aqui e encontrar tantos amigos que nos ajudaram a construir um pedaço desta história de sucesso é uma alegria", afirmou o Prof. Jesualdo, ao lembrar os processos de interiorização e de democratização da UFC. O retrato, que tem 1,16m de altura por 81cm de largura, foi feito pelo pintor Ernane Pereira.

"É importante dizer que, antes das políticas públicas nacionais, nós já discutíamos a inclusão de jovens de escolas públicas na Universidade. De alunos pobres, de negros, índios, pessoas com deficiência, que sequer sonhavam ingressar no ensino superior. Que diziam: 'Reitor, isso não é para nós'. Hoje, é uma alegria circular pela Universidade e vê-los em sala de aula", comemorou, acrescentando que quase a totalidade dos 184 municípios cearenses está representada no corpo discente da UFC.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC: https://goo.gl/t2YsiJ

O salão nobre da Reitoria ficou pequeno para a quantidade de diretores de unidades acadêmicas, pró-reitores, diretores de fundações de apoio, professores e amigos presentes ao evento. O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que foi Vice-Reitor da Instituição durante a gestão do Prof. Jesualdo, abriu a solenidade: "Estamos eternizando a imagem do Prof. Jesualdo em nossa casa. Ele se insere na história como personagem fulcral, essencial para esta Instituição. As marcas que deixou são indeléveis. Só agrega prestígio e brilho à UFC", disse o atual Reitor.

Em meio à emoção e aos relatos de "causos" que marcaram sua trajetória como estudante e, depois, como professor e Reitor, o Prof. Jesualdo Farias aproveitou para fazer um apelo à lucidez em um momento "preocupante" da política nacional. "O que nós esperamos é que as pessoas hajam com lucidez, pautadas pelos princípios da democracia, da legalidade e do Estado de Direito. Cada desafio, cada obstáculo que surge, me rejuvenesce e me motiva. Eu tenho tido muita força, coragem e determinação, sempre confiando na ética, na democracia. Este País não pode sofrer o que sofremos em tempos recentes", afirmou.

GESTÃO JESUALDO – O período em que o Prof. Jesualdo Farias permaneceu como Reitor foi marcado por uma série de projetos estruturantes, entre eles a política de acessibilidade aos cursos da Instituição, reestruturação e execução da infraestrutura física e laboratorial, consolidação dos campi de Quixadá, Sobral e Cariri (transformado na Universidade Federal do Cariri). Também pela valorização dos recursos humanos, da política de Tecnologia da Informação e reestruturação do Complexo Hospitalar, além de políticas culturais e artísticas, a internacionalização e o incentivo aos esportes.

Houve, ainda, adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), à política de cotas sociais, dentre outros. Em sete anos foram mais de 250 obras executadas em todos os campi (Capital e Interior), com mais de 126 em andamento na época em que deixou a Reitoria para assumir cargo no MEC. Quanto aos recursos humanos, foram mais de mil concursos para professor e servidores técnico-administrativos, bem como para as Casas de Cultura Estrangeira e para a Escola Federal de Educação Infantil, localizada no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC  7331

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...