terça-feira, 28 de maio de 2019

Farmácia-Escola da UFC realiza campanha de descarte de medicamentos vencidos



Tem início nesta terça (28) e segue até quinta-feira (30) a primeira etapa da campanha sobre descarte de medicamentos vencidos ou em desuso, uma ação do programa Descarte de Medicamentos da Farmácia-Escola da Universidade Federal do Ceará. O Campus do Porangabuçu recebe, no Espaço das Mangueiras (Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo), coletores para a recebimento dos fármacos, das 8h às 12h. No local, alunos e farmacêuticos distribuirão folhetos e informações sobre a correta destinação desse material.

Qualquer tipo de medicamento vencido, seja humano, seja animal, será aceito nos coletores. Podem ser descartados ainda medicamentos não mais utilizados ou embalagens com resíduos, como frascos de xarope, bisnagas com cremes, pomadas, géis, entre outras. Não serão aceitos cosméticos. Os interessados também não precisam embalar ou acondicionar os medicamentos de forma específica, basta levá-los na própria embalagem original.

Explica a Profª Cristiani Lopes, diretora da Farmácia-Escola da UFC, que um dos objetivos da campanha é orientar a população sobre os perigos do descarte incorreto de medicamentos, o que pode causar sérios problemas ambientais, como a contaminação da água e do solo.  

"Medicamentos são resíduos persistentes tanto no solo como em rios, lagoas e no mar. Eles não se degradam e existem vários estudos mostrando que são encontrados resíduos de fármacos no meio ambiente. Como exemplo clássico, já é comprovado que a presença de hormônios causa a feminização de peixes", afirma.

Outro efeito evitado com a destinação adequada dos medicamentos vencidos é a intoxicação em humanos, comenta a pesquisadora. "O descarte correto do material irá evitar a volta desses resíduos para o ser humano pela água ou alimentos."

Cristiani Lopes destaca ainda que a Farmácia-Escola da UFC está implantando um posto permanente de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. "Este projeto surgiu da necessidade de um programa permanente aqui em Fortaleza, pois vários estados no Brasil já possuem programas de recolhimento de medicamentos da população." O posto permanente irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Capitão Francisco Pedro, 1210, Rodolfo Teófilo.

Os próximos locais a receberem a campanha e os pontos de coleta temporários serão os campi da UFC no Benfica e no Pici, com datas e horários, a serem definidos. A iniciativa ocorre em parceria com a empresa Marquise, que dará a destinação correta para o medicamento recolhido, através da incineração, com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Fonte: Profª Cristiani Lopes, diretora da Farmácia-Escola da UFC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...