INSS vai acabar com agendamento para pedir
benefícios até junho
Até o final do semestre, o órgão terá todos os 90 tipos de requerimentos
disponíveis exclusivamente pela internet ou por telefone
Os
pedidos de benefícios e demais serviços da Previdência serão realizados
a distância até o final de junho, informou nesta segunda-feira (13) o
diretor de atendimento do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS), Clóvis de Castro Júnior.
A mudança
acaba com os agendamentos para o atendimento posterior em uma das agências
da Previdência, como ainda ocorre para a maioria das solicitações feitas pelos
segurados. Até o final do semestre, o órgão terá todos os 90 tipos de
requerimentos disponíveis exclusivamente pela internet ou por telefone,
acabando com os agendamentos.
Isso permitirá
que o INSS fique dispensado de realizar cerca de 600 mil agendamentos por
mês.
— Isso
representa 40% de todas as interações que o INSS tem que estão
ligadas a requerimentos. É uma economia de recursos sem precedentes
— afirma Castro Júnior.
Com as
alterações no atendimento, há expectativa de que o INSS consiga liberar mais
funcionários para realizar análises e, assim, cumprir o prazo de 45 dias
para conclusão dos processos dos segurados, segundo o diretor de atendimento.
O tempo médio
de resposta aos trabalhadores que pedem aposentadorias ao órgão é de cinco
meses atualmente, conforme levantamento realizado pela Folha de S.Paulo
com dados fornecidos pelo instituto.
Revisões, processos e recursos
Nesta
segunda-feira (13), o INSS lançou novos serviços que podem ser solicitados sem
agendamento: revisões, cópias de processos e recursos, este último
dividido em seguro-defeso, benefícios por
incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) e
recursos em geral.
Atualmente, o
INSS recebe 72 mil pedidos de revisões, recursos ou cópias de processos por
mês.
Com esses
serviços, o INSS chega a 22 tipos de atendimentos que podem ser solicitados
pela central telefônica 135, pelo site ou com o aplicativo Meu
INSS para smatphones e tablets.
Entre os
serviços que já podiam ser solicitados sem ir ao posto estão as
aposentadorias por idade e por tempo de contribuição e o
salário-maternidade.
O fim dos
agendamentos para os requerimentos não significa, ao menos por enquanto, que o
segurado deixará de ir ao posto nas outras etapas do processo. É
provável que, em até 30% dos casos, o cidadão tenha de comparecer à
agência da Previdência para cumprir exigências, como a entrega de
documentos.
— Nesses caso,
por enquanto, a gente vai entrar em contato com o segurado — explica Castro
Júnior.
A conclusão do
pedido também pode requerer a presença do interessado no posto. É assim que
funcionará, por enquanto, a entrega dos processos administrativos solicitados pelos
segurados.
A Previdência
possui cerca de 1,7 mil agências em 1,4 mil municípios, o que torna a expansão
do atendimento a distância uma necessidade para além da falta de funcionários
do órgão.
— Existem mais
de 4.000 municípios onde não há agência — afirma Castro Júnior.
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