terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Conheça dez razões para começar a investir desde cedo


imagem transparente
SÃO PAULO - Você acha que ainda é muito jovem para se preocupar em investir seu dinheiro? Pois saiba que, o quanto antes começar a pensar nisso, maiores serão suas chances de garantir um futuro mais tranquilo, sem precisar dispor de valores muito altos todos os meses!
De acordo com especialistas, uma das principais vantagens de se começar a investir ainda jovem é usar a seu favor a força dos “juros sobre juros”, garantindo os rendimentos gerados pelo maior tempo possível.
Dez bons motivosMotivos não faltam para que você comece a investir o quanto antes. Mas, se ainda tem dúvidas, confira dez boas razões!
1 - Menor esforço financeiro para atingir seus objetivos - imagine que você defina como meta ter R$ 1 milhão ao se aposentar e estipule sua idade de aposentadoria em 60 anos. Se você tem 40 anos, terá apenas 20 anos para cumprir sua meta. Ou seja, terá de poupar mais dinheiro!
2 - Aproveitar o poder da capitalização composta - a força dos “juros sobre juros” jamais deve ser subestimada. “Quanto mais tempo o dinheiro fica investido, mais os rendimentos gerados por ele vão sendo incorporados ao capital”, afirma o especialista da MoneyFit, André Massaro.
3 – A simples possibilidade de ter mais dinheiro - quem começa cedo as suas aplicações tem o benefício adicional de simplesmente poder ter mais dinheiro no futuro. "Com isso, o investidor pode vir a desfrutar de uma situação patrimonial invejável muito antes do que outras pessoas", aponta Massaro.
4 - Possibilidade de aposentadoria precoce - se quem começa a investir aos 40 anos tem a possibilidade de se aposentar aos 60 anos, é possível começar com 20 anos e se aposentar com 40 anos? “Sim, às vezes é uma mera questão de planejamento”, diz o especialista.
5 - Mais tempo para correções de rota - o mercado financeiro, a economia e nossas vidas profissionais muitas vezes “ignoram” nossos planos e seguem seus próprios rumos, não é verdade? Por isso, quanto mais tempo tivermos, melhor é a nossa capacidade de reação em relação a novas realidades e mudanças de rota.
6 - Diluir o custo do aprendizado financeiro - gerir as próprias finanças requer certa dedicação. “Muitas vezes, por desconhecimento ou inexperiência, tomamos decisões financeiras erradas e elas têm um preço”, diz Massaro.
Por isso, ele aponta que começar cedo coloca o tempo a nosso favor. “Assim, temos maior folga para aprender mais e nos recompor dos pequenos equívocos e deslizes que cometemos ao longo do caminho”, afirma.
7 - Agressividade sob medida - investir em renda variável é interessante para quem quer incrementar a rentabilidade dos seus investimentos. E, tendo mais tempo, fica muito mais fácil suportar os “solavancos” do mercado de ações. "Quem tem mais tempo pode ser mais agressivo (e consequentemente, ter a chance de ganhar mais)", aponta o especialista.
8 - Menos estresse e mais qualidade de vida - aquele que começa a investir mais cedo certamente terá menos preocupações no futuro. “Mais dinheiro significa mais liberdade, mais possibilidades e mais oportunidades. Simples assim”, afirma.
9 - Regularidade também é importante - só começar cedo não adianta, é preciso também ser regular. A dica é criar uma regra de guardar e investir sempre um percentual de sua renda mensal. “Faça disso um hábito para a vida”, aconselha.
10 - Dinheiro "atrai" dinheiro - quanto mais cedo você começar a investir, mais dinheiro terá, e quanto mais dinheiro tiver, mais dinheiro poderá conseguir. “A matéria-prima do dinheiro é o próprio dinheiro”, conclui.
Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...