Dez bons motivosMotivos não faltam para que você comece a investir o quanto antes. Mas, se ainda tem dúvidas, confira dez boas razões!
1 -
2 - Aproveitar o poder da capitalização composta - a força dos “juros sobre juros” jamais deve ser subestimada. “Quanto mais tempo o dinheiro fica investido, mais os rendimentos gerados por ele vão sendo incorporados ao capital”, afirma o especialista da MoneyFit, André Massaro.
3 – A simples possibilidade de ter mais dinheiro - quem começa cedo as suas aplicações tem o benefício adicional de simplesmente poder ter mais dinheiro no futuro. "Com isso, o investidor pode vir a desfrutar de uma situação patrimonial invejável muito antes do que outras pessoas", aponta Massaro.
4 - Possibilidade de aposentadoria precoce - se quem começa a investir aos 40 anos tem a possibilidade de se aposentar aos 60 anos, é possível começar com 20 anos e se aposentar com 40 anos? “Sim, às vezes é uma mera questão de planejamento”, diz o especialista.
5 - Mais tempo para correções de rota - o mercado financeiro, a economia e nossas vidas profissionais muitas vezes “ignoram” nossos planos e seguem seus próprios rumos, não é verdade? Por isso, quanto mais tempo tivermos, melhor é a nossa capacidade de reação em relação a novas realidades e mudanças de rota.
6 - Diluir o custo do aprendizado financeiro - gerir as próprias finanças requer certa dedicação. “Muitas vezes, por desconhecimento ou inexperiência, tomamos decisões financeiras erradas e elas têm um preço”, diz Massaro.
Por isso, ele aponta que começar cedo coloca o tempo a nosso favor. “Assim, temos maior folga para aprender mais e nos recompor dos pequenos equívocos e deslizes que cometemos ao longo do caminho”, afirma.
7 - Agressividade sob medida - investir em renda variável é interessante para quem quer incrementar a rentabilidade dos seus investimentos. E, tendo mais tempo, fica muito mais fácil suportar os “solavancos” do mercado de ações. "Quem tem mais tempo pode ser mais agressivo (e consequentemente, ter a chance de ganhar mais)", aponta o especialista.
8 - Menos estresse e mais qualidade de vida - aquele que começa a investir mais cedo certamente terá menos preocupações no futuro. “Mais dinheiro significa mais liberdade, mais possibilidades e mais oportunidades. Simples assim”, afirma.
9 - Regularidade também é importante - só começar cedo não adianta, é preciso também ser regular. A dica é criar uma regra de guardar e investir sempre um percentual de sua renda mensal. “Faça disso um hábito para a vida”, aconselha.
10 - Dinheiro "atrai" dinheiro - quanto mais cedo você começar a investir, mais dinheiro terá, e quanto mais dinheiro tiver, mais dinheiro poderá conseguir. “A matéria-prima do dinheiro é o próprio dinheiro”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário