sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Preto no Branco (Coluna publicada no jornal O ESTADO

                                         Não às imposições fascistas
 Julieta Brontée

             Ao que tudo indica, já há focos de que o Brasil poderá também ter sua própria "primavera", a exemplo do que vem ocorrendo pelo mundo a fora, nas manifestações populares onde o povo expressa toda sua indignação com os fatos da vida que o oprimem, que vão desde, e principalmente, a crise econ�?mica até a truculência ditatorial e repressiva das forças estatais contra aqueles que ousam discordar ou se levantar contra o "status quo".

             No final do ano passado e início deste, testemunhamos aqui mesmo, em nosso Estado, um movimento inédito, em que a Polícia Militar paralisou totalmente suas atividades e mesmo com os transtornos sofridos, a sociedade civil se mostrou solidária aos grevistas.

             No Recife, o que era apenas uma manifestação de 200 estudantes contra o reajuste das tarifas do transporte coletivo, gerou uma indignação coletiva, transformando aquele minguado grupo de 200, em 1500 manifestantes pelas ruas do centro do Recife. E isso, ainda conseq�?ência por causa do aparato repressivo imposto pelo governador Eduardo Campos, com aquela invasão da Faculdade de Direito pela Polícia Militar com bombas de efeito moral para intimidar os manifestantes, e sepultar, no nascedouro, o movimento. O episódio gerou uma comoção. E agora, o povo quis mostrar que não admite mais e nem se acovarda diante de imposições de cunho eminentemente fascista

             Os 80% de aprovação parece que subiram à cabeça do Eduardo Campos, a ponto de lhe fazer perder totalmente o senso de que não vive numa monarquia absolutista, mas numa democracia. Democracia esta que por sinal, é bom que se diga, duramente conquistada com o auxílio e o sangue de homens como seu av�? ( de Eduardo), o cearense Miguel Arraes, que já não está mais entre nós para ter o desgosto de testemunhar no que o neto se transformou.

                                                           CURTO CIRCUITO

 Briga das boas
            Depois da saída de cena do ex-pre-candidato Waldemir Catanho, surge o novo preferido da prefeita Luizianne Lins, Elmano Freitas. Ter o apoio da Loura, é fundamental, mas Freitas, ex-PSOL, tem pela frente um obstáculo bem complicado para ser vencido: a ala “Construindo um Novo Brasil”, do deputado José Guimarães.

 Pior ainda...
            ....o governador Cid ferreira Gomes, que já foi uma das causas da desistência de Waldemir Catanho, também não demonstra nenhuma simpatia pela indicação de Elmano Freitas. Desse modo, dificilmente os aliados poderão chegar a um denominador comum sobre a Preeitura de Fortaleza em menos de dois meses.

Aprendam!
            O presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, ensina aos políticos brasileiros como ser um bom “marqueteiro” sem gastar muito. A sua principal arma para se reeleger está sendo o seu blogo “How Are You?”, que caminha para ser acompanhado por mais de 30 milhões de internautas “barakobamistas”.

 Bons frutos
            Germinoui e cresceu muito bem, a semente da abertura de crédito para o empreendedorismo industrial, rural e comercial, do ex-presidente do BNB, Roberto Simith. Para se ter uma ideia, esse setor do BNB liberou R$ 653,5 mil em 2011, 32,5% a mais do que em 2010. Nesse campo, superou o BB e o BNDES.

Projetos sérios
            Para o ex-deputado e hoje presidente regional do PSDB, Marcos Cals, continua cada vez mais viciada e sem renovações a política do país e do Ceará. Como exemplos, ele cita a “fartura” de candidatos a prefeito e a vereador, prometendo muita educação, saúde e segurança, mas sem um mínimo projeto em mãos

                                                            UMAS & OUTRAS

 Perdas
            A grande maioria das prefeituras do país, não tem cumprido a sua parte no que diz respeito à bolsa-família. À falta de mais empenho delas para impedir que crianças, filhos de bolsistas sejam prejudicadas pela falta de frequência escolar, mais de 730 mil famílias perderam essa ajuda, semdo 50 mil do Ceará.

Puxa-saquismo
            Com um pouco mais atenção, veremos que muitos profissionais da comunicação, que antes apoiavam denúncias sobre as trapalhadas do ministro Fernando Bezerra, da Integração, “converteram-se” de repente, e “incensam” quem tem contra si mais acusações do que todos os ministros defenestrados.

Que vergonha!
            O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, hoje “dono” de um PSD que não limpa as botas do velho PSD, é mesmo um exemplo de político que não deve ser imitado. Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), ele consegue a aprovação da Câmara daquele cidade até para dar cidadania a um saco de batatas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...