segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vaia ao sol completa 70 anos nesta segunda-feira no Ceará

Grupo vaiou o sol em dia nublado por 'afugentar' chance de chover.
Vaia é usada pelos cearenses não só para esnobar, explica pesquisador.
André Teixeira
Do G1 CE
 

Na Praça do Ferreira, um grupo de cearenses vaiou o sol em 30 de janeiro de 1942 (Foto: Agência Diário)
Na Praça do Ferreira, um grupo de cearenses vaiou o sol em 30 de janeiro de 1942 (Foto: Agência Diário)

O Ceará celebra, nesta segunda-feira (30), 70 anos do episódio de vaia ao Sol, um dia "registrado na história" do estado, como descreve o memorialista Miguel Ângelo Azevedo, o Nirez. De acordo com o memorialista, em 30 de janeiro de 1942 um grupo de cearenses reunidos na Praça do Ferreira, símbolo de Fortaleza, esperavam ansiosamente o início de uma chuva enquanto observavam nuvens carregadas de água.
"De repente o sol apareceu e, como todo mundo esperava a chuva, o nosso astro rei levou aquela vaia", diz o Nirez. A vaia ficou registrada entre os causos do Ceará, virou tema de peça de teatro e é contada em piadas pelos humoristas do estado.
"A vaia pode ser vista como um fato humorístico da capacidade de transformar tudo em humor que o cearense tem, mas também pela espera pela chuva, que foi abortada pela presença do sol naquele momento", diz o pesquisador da cultura cearense e autor da peça teatral "O dia em que o cearense vaiou o sol", Gilmar de Carvalho.
"O Ceará é um estado fustigado pela seca, que sofre com oligarquias, onde se tem pouca chuva e solo pouco fértil, e mesmo assim a gente tem a capacidade de receber com humor algumas tragédias. E a vaia ao sol é um dos maiores símbolos disso", explica Gilmar de Carvalho.
Praça do Ferreira, onde ocorreu a vaia ao Sol, é um dos símbolos de Fortaleza. (Foto: Nirez/Arquivo Pessoal)
Praça do Ferreira, onde ocorreu a vaia, é um
símbolo de Fortaleza. (Foto: Nirez/Arquivo Pessoal)

A vaia cearense
Para o pesquisador, a vaia cearense é usada não somente para o deboche, mas também em manifestações de alegria. Na semana passada, por exemplo, ocorreu o I Vaia para a Cultura, um festival que exibiu peças de teatro, dança, música e workshop cultural.
A vaia cearense é também representada por um grito característico, diferente das demais regiões. "Falta uma pesquisa profunda sobre essa vaia, mas há indícios de que o grito é oriundo de tribos indígenas da região cearense", explica o pesquisador Gilmar de Carvalho.
Aproveitando a data dos 70 anos do dia em que o cearense vaiou o sol, o cantor brega Falcão, que fará show no Pré-carnaval de Fortaleza, afirmou que vai puxar em seu show a maior vaia coletiva da história do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...