quinta-feira, 26 de julho de 2012

Parto Que Te Quero Perto: Gonzaguinha de Messejana comemora três anos do projeto de humanização de partos

O projeto Parto que Te Quero Perto completa três anos, em comemoração que será realizada hoje, quinta-feira (26), a partir das 19h, no Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana (Gonzaguinha de Messejana). Criado em 2009, o projeto é uma iniciativa do próprio hospital, que tem como objetivo promover a humanização do parto, estimulando a participação do homem ao longo de todo o processo gestacional.
Atualmente, são realizados cerca de 450 partos por mês. A presença do pai é um dos ganhos que o projeto conseguiu implementar, fazendo valer a Lei Federal nº 11.108/2005, que assegura à mulher o direito de ter um acompanhante durante o parto. No Gonzaguinha de Messejana, o homem, além de ser sensibilizado para assistir ao nascimento do filho, também assume tarefas antes exclusivas dos profissionais de saúde, como cortar o cordão umbilical da criança e colocar nela a pulseirinha de identificação. Antes de chegar o momento do parto, os companheiros são chamados para participar do Encontro dos Pais, que ocorre uma vez por mês. Na oportunidade, eles trocam experiências e recebem orientações dos profissionais de saúde, o que contribui para que fortaleçam o vínculo com o hospital, adquiriram mais conhecimento e segurança para a experiência de serem pais e esclareçam dúvidas.
Uma equipe composta por obstetras, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e enfermeiros colabora com o projeto, ajudando a preparar o homem e a mulher para o momento do nascimento do filho. Para facilitar o acesso do pai ao hospital, a diretoria do Gonzaguinha ampliou o horário de consulta pré-natal e de visita hospitalar para até as 20h, acomodando-se ao expediente daqueles que trabalham no horário comercial. Depois do nascimento, o homem permanece na enfermaria, com mãe e bebê, até a alta definitiva. Ele dorme ao lado da cama da companheira e do berço do filho, oportunidade que tem de acordar com o choro da criança e levá-la para ser amamentada.
No Cantinho do Banho do Bebê, aprende a dar banhos, trocar fraldas e tratar o umbigo do filho. Antes de irem para casa, pai e mãe fazem o registro civil do novo membro da família no cartório dentro do próprio hospital. O Gonzaguinha de Messejana foi escolhido para ser referência municipal para o Rede Cegonha, programa do Governo Federal, que está sendo desenvolvido em todo o país. Com isso, passará a contar com mais dez novos leitos obstétricos, totalizando 18. Será também construída a Casa da Gestante, que garante a assistência nos casos de gestação de alto risco e contribui para a redução da mortalidade materna e neonatal. Além disso, implementará o método Mãe Canguru, tipo de assistência neonatal que implica em contato pele a pele precoce, entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SMS

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não os tenho, mas você já procurou nas tvs onde foi gravado?

      Excluir

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...