sexta-feira, 20 de julho de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna publicada no jornal O ESTADO

O estouro da bolha
Julieta Brontée

A crise econômica mundial já começa a se fazer presente de maneira indisfarçável no Brasil. Várias categorias de trabalhadores já se mobilizam, manifestando sua insatisfação com as condições salariais. Junte-se a isso o crescente endividamento das famílias e teremos a prova concreta de que o propagado sucesso gerencial dos governos de Lula e Dilma não passam de grandes falácias.
O que cresceu mesmo foi a Dívida Pública que hoje leva quase metade de toda a arrecadação federal, enquanto áreas estratégicas e fundamentais como Educação, Saúde e Segurança recebem migalhas, a ponto dos profissionais que trabalham nesses setores terem deflagrado as mais importantes greves que se teve notícias nos últimos anos, a exemplo das greves da Polícia Militar e atualmente, as das Universidades Federais.
As obras de infraestrutura não avançam e se transformaram em sumidouros de dinheiro público. Custeadas por recursos captados pelo BNDES junto ao sistema financeiro, só se prestam ao enriquecimento dos bancos. Essa é a realidade mascarada por índices de aprovação que só se justificam pelas campanhas massivas de desinformação propagandeadas pelo governo e por quem dele se favorece. Mas a realidade é bem outra e em dado momento essa bolha certamente irá estourar.
CURTO CIRCUITO

• INGENUIDADE? O elegante deputado Gony Arruda, estava por um voto do TRE, para devolver o seu mandato, exigido pelo ex-partido, PSDB. Na verdade, ele apenas descumpriu o rito de comunicar à Executiva do partido a sua mudança para o PSD. Pergunta-se: como o seu pai, Esmerino, “raposa” que é, deixou seu filhote cair nessa esparrela?
• RETORNO - O ex-deputado federal e ex-secretário da Pesca e Aquicultura do Ceará Flávio Bezerra, hoje na Secretaria de Ordenamento do MPA, em febril atividade, em visitas permanentes a todas as colônias de pesca do Ceará, ao lado do atual secretário Ricardo Campos. Seu projeto maior é retornar à Câmara dos Deputados em 2014.
• VAI PARAR? Conforme foi amplamente divulgado, a prefeita Luizianne Lins anuncia que, após deixar a Prefeitura, deverá se mudar para o Rio de Janeiro, onde fará um mestrado. O problema é que ela não deu sinais sobre o que planeja para o seu futuro político. Isso porque os seus amigos falam que o lugar dela é no Senado, ou Governo do Estado.
FLAGRA - Por ter sido pegado “no flagra”, ao participar da inauguração do Comitê Eleitoral do candidato Roberto Cláudio, do PSB, o presidente da AMC, Fernando Bezerra terminou sendo exonerado das suas funções. Não seria este o “laxante” a ser aplicado pelo senador Eunício Oliveira aos seus comandados que se bandeiam para o candidato Elmano?
UMAS & OUTRAS
Big-shows - Com o TSE barrando os milionários mega-showmícios de outras campanhas, o jeito agora é mostrar (quem pode) força, na inauguração de comitês eleitorais cada vez maiores e mais suntuosos. Depois de Elmano, do PT, e Roberto Cláudio, do PSB, será a vez de Moroni, do DEM, exibir, domingo, o seu quartel-general.
PARANDO - Depois de várias ameaças de paralisação, os Defensores Públicos do Ceará, como os demais do país, ameaçam promover uma greve geral. Segundo suas lideranças, faltam, além de salários condizentes, melhores condições de trabalho e, o que é pior, defensores em número suficiente. Com isso, os indefesos ainda mais sem defesa.

NA DÚVIDA - A Universidade Federal do Ceará e a Unilab, poderão ou não, acatar a proposta do Governo Federal para a reestruturação da carreira de docente das escolas superiores federais. Há hesitações de uns, e total rejeições de outros. Para tentar passar a limpo o assunto, haverá reunião de negociações, no Campus do Pici, dia 23.
CONVIVÊNCIA - Ontem, 19, o engenheiro-agrônomo Flávio Sabóya, presidente da FAEC, atendendo a convite da Embrape Semiárido, visitou, em Petrolina-PE, o Projeto de Convivência e Produção do Sistema Sest-Senar para períodos de seca no semiárido do Nordeste. Trata-se de projeto com a marca da Embrapa, referência mundial em pesquisa agropecuárias.

De segunda à sexta, das 12h30 às 13h, programa Conexão Global, na Rádio Globo 620 AM. Contamos com sua audiência caro(a) leitor(a). Sugestões e críticas: www.globocidadefortaleza@bol.com.br ou http://blogdabronte.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...