terça-feira, 24 de julho de 2012

Eleições 2012: TRE contabiliza 221 atuações por propaganda irregular em Fortaleza

Em apenas 16 dias, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará já registrou 221 processos de propaganda irregular. Somente, no último final de semana, foram 66 atuações. 95% das infrações estão relacionadas à pintura nos muros – acima de 4m² - proibida pela legislação eleitoral.

A operação de fiscalização já flagrou vários atos irregulares em diversos bairros de Fortaleza. Até um trio elétrico (carro de som), que realizava propaganda do candidato do PSB à Prefeitura, Roberto Claúdio, foi apreendido na entrada da cidade Fortal – carnaval fora de época -, no último final de semana. Conforme a juíza Maria da Graças Almeida de Quental, da 117ª Zona Eleitoral, o local é considerado bem de uso comum.

Portanto, propaganda irregular do candidato. O veiculo foi apreendido e recolhido ao depósito do Tribunal. Trios elétricos são permitidos em comícios, nos quais não se permitirá a exibição de shows.

Além do carro de som, a lei proíbe a propaganda eleitoral de qualquer espécie (incluindo pichações) em prédios públicos, postes de iluminações ou sinalizações de trânsito, bem como áreas de uso comum, como: viadutos, paradas de ônibus e árvores, além de cinemas, lanchonetes e estádios, mesmo que de propriedade privada.

Desde o dia 6 de julho está permitida, pela lei, a colocação de cavaletes, desde que móveis e não dificultem o tráfego de pessoas e veículos, além de cartazes e folhetos impressos com identificação do candidato e a empresa que confecciona, dentre outros produtos impressos. Também são permitidos alto-falantes e amplificadores de som, porém entre 8 e 22 horas e mantenha distância de escolas e hospitais. Qualquer flagrante de irregularidade, a denúncia pode ser infor mada ao Tribunal por meio do telefone 3219-1074 e email: denuncie2012@tre-ce.gov.br (Laura Raquel - O Estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...