sexta-feira, 27 de julho de 2012

PRETO NO BRANCO, coluna divulgada no jornal O ESTADO

Redes sociais, marketing e máquina
Julieta Brontée

É certo que as eleições deste ano serão marcadas definitivamente pela utilização das Redes Sociais como meio de interação entre os candidatos e o eleitorado. Em algumas cidades, porém, teremos a oportunidade de avaliar o peso que o marketing político e a máquina administrativa podem ter no processo eleitoral. São os casos, por exemplo, de Fortaleza, Recife e São Paulo, onde os candidatos das máquinas municipal, estadual e federal iniciam a corrida eleitoral com baixíssimos índices nas pesquisas, exatamente em razão de seus perfis desconhecidos da grande massa da população.
Em São Paulo, a aposta de Lula é o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que embora seja o que já apresenta mais tempo de visibilidade e conte como apoio mais populista e da máquina federal, vindos de Lula e Dilma, não consegue decolar dos 7% das intenções de votos contra os 30% do arquiinimigo do PT, o tucano José Serra, seguido de perto por Celso Russomano, do PRB, com 26%.
No Recife, o governador Eduardo Campos (PSB), lançou o secretário de gestão e auditor do TCE, Geraldo Júlio, como candidato a prefeito contra o ex-ministro da Saúde, senador Humberto Costa (PT), que tem na vice, o ex-prefeito populista João Paulo, ambos rompidos com o atual prefeito João da Costa, também do PT, que impedido de disputar a reeleição, promete apoiar o candidato do PSB. Em início de decolagem, Geraldo Júlio ainda se mantém distante da disputa de um eventual segundo turno, aparecendo na última pesquisa, do Datafolha, com 7%, enquanto Humberto Costa desponta com 35% e o candidato do DEM, o ex-vice governador Mendonça Filho, aparece com 22%.
Aqui em Fortaleza, o quadro é ainda mais interessante, uma vez que os dois candidatos governistas aparecem muito mal nas pesquisas e distantes da disputa de um eventual segundo turno. Na última, por exemplo, do Datafolha, o candidato do governador, o deputado Roberto Cláudio aparece com apenas 5% das intenções de voto, um pouco melhor que o candidato da prefeita Luizianne Lins, o ex-secretário de Educação, Elmano de Freitas, que aparece com minguados 3%, enquanto a liderança fica com o ex-vice-governador Moroni Torgan, do DEM, com 27%, seguido pelo senador Inácio Arruda, do PC do B, com 14% e do deputado Heitor Ferrer, do PDT, com 11%.
Fica claro, portanto, que daqui pra frente, o desempenho dos candidatos será muito mais resultado da força das máquinas que os apoiam e da qualidade de seus marqueteiros do que de suas próprias qualidades pessoas, até porque, como diria aquele bicheiro da novela, o tempo “ruge” e a Sapucaí que leva até o Paço Municipal é realmente grande, principalmente em capitais tão importantes como as que mencionamos hoje.
CURTO CIRCUITO
• “Esquecível” - Ontem, em Londres, onde se encontrava, para assistir à solenidade de abertura dos Jogos Olímpicos-2012, a presidente Dilma Rousseff teve que “engolir” um episódio perfeitamente descartável da sua biografia: ela foi convidada, e foi recebida nos estúdios da Rede Record pelo dono Edir Macedo, o “papa negro” da Igreja Universal.
• Gênios - Quando se presencia, a cada dia, as filas quilométricas nos nossos hospitais e postos de saúde, um desafio se apresenta perante os dez candidatos que lutam pelo Paço Municipal de Fortaleza: qual será o “gênio” capaz de descobrir como acabar com esse espetáculo deprimente? Em cada campanha, apresentam-se soluções “milagrosas”. E nada...

UMAS & OUTRAS

MOTIVANDO - Empresas cearenses da energia eólica, que ainda não tem tido o apoio necessário do poder federal, participam, nos dias 29,30 e 31, da III Brazil Windpower, no Rio de Janeiro, com a participação de representações de 60 países. Nesse evento, serão mostrados os últimos avanços tecnológicos destinados a aproveitar a formidável energia do “rei dos astros”.

• OLHO NELES! Uma chusma de advogados dos mensaleiros, contratados pelo PT, formam verdadeira “frente de pressão”, no sentido de que o ministro Dias Tófoli não seja considerado competente para votar por ocasião do julgamento dos réus do “mensalão”. Só que o próprio, sabendo-se “cria” do PT, é o primeiro a reconhecer esse impedimento legal.
De segunda à sexta, das 12h30 às 13h, programa Conexão Global, na Rádio Assunção Cearense 620 AM. Contamos com sua audiência caro(a) leitor(a). Sugestões e críticas: www.globocidadefortaleza@bol.com.br ou http://blogdabronte.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...