sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Eleições 2012: Pesquisa do Ibope em Maracanaú dá vitória a candidato de Roberto Pessoa

Do Diário do Nordeste Online:

José Firmo Camurça Neto se as eleições municipais fossem hoje seria eleito prefeito do Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, segundo pesquisa do Ibope realizada entre os dias 17 e 18 deste mês, para o Diário do Nordeste, quando ouviu um total de 406 eleitores. Firmo Camurça tem a preferência de mais da metade dos eleitores daquela cidade.

Em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, quatro candidatos disputam a Prefeitura: Ciro Augusto Mota Matias, ou Ciro Augusto, apresentado pelo PSOL na Coligação Esquerda Socialista Construindo o Poder Popular; José Firmo Camurça Neto, ou Firmo Camurça, candidato do PR na Coligação Maracanaú Quem Te Viu, Quem Te Vê; Júlio César Costa Lima, ou Júlio César, indicado pelo PSD na Coligação Maracanaú De volta Para o Povo e Sérgio Sobreira de Moraes, ou Sérgio Moraes, representando o PRTB na Coligação Maracanaú Em Boas Mãos.

A pesquisa, realizada com eleitores maiores de 16 anos, teve como objetivo levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos, O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional eleitoral.

Números
Na parte estimulada da pesquisa, quando os entrevistadores do Ibope perguntam a cada um dos eleitores em quem votaria para prefeito, mostrando a relação dos candidatos, Ciro Augusto aparece com 0%, Firmo Camurça com 58% das intenções de voto, Júlio César com 32% e Sérgio Moraes aparece com 1%.

Na segunda parte, quando a mesma pergunta é feito ao eleitor, sem no entanto ser apresentado nomes de candidatos, Ciro Augusto permanece com o 0%, Firmo Camurça tem 52%, Júlio César ficou com 25% e Sérgio Moraes apareceu com 1%. Outros nomes apontados somaram 1%, diz o relatório do Ibope.

Rejeição
De todos os votos válidos, ao fim da apuração, segundo o relatório do Ibope, se as eleições fossem hoje o candidato Firmo Camurça ganharia a disputa com um percentual de 64% contra 34% dados a Júlio César, 2% de Sérgio Moraes e 1% a Ciro Augusto. Os votos válidos são calculados descontando-se os votos em branco e os votos nulos. O total superior a 100% é em razão dos arredondamentos.

Os entrevistadores também perguntaram aos eleitores de Maracanaú em quem eles não votariam de jeito nenhum e 30% apontaram o candidato Ciro Augusto, 20% citaram Firmo Camurça, 45% indicaram Júlio César, 29% disseram ser Sérgio Moraes. 5% responderam que poderiam votar em todos.

Um total de 26% dos eleitores de Maracanaú disseram estar muito interessados na disputa municipal deste ano. 31% têm interesse médio, 29% pouco interesse e 14% nenhum interesse. O modelo de amostragem utilizado na pesquisa é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os conglomerados: setores censitários com probabilidade proporcional ao tamanho sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas variáveis.

As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratada pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...