quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Prefeitura esclarece sobre cadastramento do Programa Bolsa Família

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reafirma que é radicalmente contra o uso indevido de benefícios sociais. A Secretaria esclarece mais uma vez que a inscrição no Cadastro Único não garante a inserção no Programa Bolsa Família.
 É do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a responsabilidade por definir a entrada ou não no Programa Bolsa Família, de acordo com os dados autodeclarados pela família no momento da inscrição no Cadastro Único. Hoje, a Semas mantém 32 locais na Rede de Atendimento Descentralizado para o Cadastro Único e Programas Sociais.
Conselheiros Tutelares podem fazer o encaminhamento de famílias a um desses l8/. Porém, é totalmente proibido que estes profissionais se utilizem de sua função para obter vantagens. Na segunda quinzena de agosto, a Semas cancelou todas as senhas que davam acesso à digitação para inscrição no sistema do Cadastro Único pela unidade da Regional VI.
Os formulários preenchidos estão sendo encaminhados para a sede da Semas. Essa medida continuará em vigor até que sejam finalizadas as apurações das denúncias. Por fim, a Semas acredita serem fundamentais os mecanismos de controle social, dentre eles as ouvidorias municipais, estaduais e federal, a Instância de Controle Social do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o próprio Portal da Transparência do Governo Federal, além da Caixa Econômica Federal. Tais mecanismos continuam trabalhando para que denúncias sejam passíveis de averiguação e responsabilização das pessoas envolvidas. A Ouvidoria da Semas pode ser acessada através do telefone 3105-3426.
(Com informaçoes da Assessoria de Comunicação da Semas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...