quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pesquisa revela: Criada há quatro anos, etiqueta veicular ainda é ignorada por montadoras

Segundo o Idec, o consumo de combustível chega a dobrar entre os modelos mais e menos econômicos, e o gasto anual do motorista pode variar de R$ 2.348 a R$ 4.696

Criado há quatro anos para lançar uma etiqueta de eficiência energética dos veículos, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) ainda falha em conseguir a adesão das montadoras. Apenas 11 dos 107 modelos de carro que participam do programa exibem a etiqueta que informa ao comprador o consumo de combustível do automóvel, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgada na quinta-feira (13).

Para o Idec, o programa, que ainda é voluntário, precisaria tornar-se compulsório para que fosse garantido o direito à informação, fundamental para a escolha do consumidor. O modelo mais econômico consome a metade do combustível gasto pelo menos eficiente. Os motoristas gastam, então, por ano, de R$ 2.348 a R$ 4.696, em média, nos postos de gasolina.

Os pesquisadores verificaram que nenhuma montadora cumpriu integralmente as regras do programa: colocar a etiqueta em no mínimo metade dos modelos submetidos ao PBEV. Os especialistas buscaram as informações nas concessionárias, no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e na página virtual das montadoras. Foi considerado não apenas se a informação era fornecida, mas também a sua consistência.

Segundo o Idec, as montadoras assumem duplo padrão com relação ao comportamento em outros países. De acordo com outro levantamento do instituto, nenhuma das 14 montadoras avaliadas informa para os consumidores brasileiros a eficiência energética e as emissões dos veículos comercializados no país, enquanto 13 montadoras, das 14 avaliadas, fornecem informações sobre esses aspectos aos consumidores em seus países de origem e/ou nos websites globais das empresas.

A etiqueta veicular é importante para o controle das emissões de gases de efeito estufa que causam as mudanças climáticas. Com ela, os consumidores podem fazer escolhas mais responsáveis na hora de comprar um veículo, optando por aqueles que consomem menos combustível e causam menos danos ao meio ambiente. Na Semana da Mobilidade, entre os dias dia 16 a 22 de setembro, o Idec retoma a campanha “Desencalhe a Etiqueta” para mobilizar as pessoas a assinar a petição que cobra a obrigatoriedade da etiquetagem veicular nos carros.

Fonte: Época Notícias

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