Das 1,69 milhão de queixas, 14,1% foram referentes a aparelhos de telefonia 
móvel 
 As queixas sobre aparelhos celulares 
lideraram as reclamações nos Procons de todo Brasil em 2011, com 14,1% do total, 
segundo informações da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da 
Justiça, divulgadas nesta terça-feira (18).
Em seguida, quanto aos assuntos reclamados, 
aparecem o microcomputador e produtos de informática, com 6,8%, mesmo percentual 
dos eletrodomésticos  de linha branca.
As outras queixas foram sobre cartão de crédito 
(6,6%), telefonia celular (6,1%), banco comercial (5,6%), telefonia fixa (4,2%), 
televisão, aparelho de DVD e filmadora (3,9%), financeira (3,5%) e energia 
elétrica (2,4%).
No geral, apontam os dados, no ano passado, foram 
recebidas 1,69 milhão de queixas, sendo que 153.094 foram fundamentadas. Dessas, 
63% já foram resolvidas e 37% aguardam uma solução. Por área,  produtos liderou 
o número de reclamações, com 52%, seguida por assuntos financeiros (22,1%) e 
serviços essenciais (15,0%).
Problemas
Os principais problemas 
enfrentados pelos consumidores, segundo o relatório, foram referentes a 
cobranças indevidas, respondendo por 28,1% das reclamações, garantia do produto, 
com 24,0%, e vício ou má qualidade do produto/serviço, 18,9%. Seguidos por 
descumprimento de oferta e problemas com contrato, com 10,3% e 7,7%, nesta 
ordem.
Das empresas que receberam mais queixas, estão 
operadoras de telefonia e bancos. A Oi, tanto celular quanto fixo, respondeu por 
4,52% das queixas. Na sequência, aparecem LG (3,35%), a Claro e a Embratel 
(3,32%), o Itaú (3,28%) e o Máquina de Vendas (3,16%).
Fonte: MSN Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário