domingo, 16 de setembro de 2012

Eleições 2012: Disputa por capitais desenha novo mapa político do País

"Faltando 20 dias para o primeiro turno das eleições municipais, O POVO faz um balanço do mapa eleitoral Brasil afora, traçando um Raio X dos cenários partidários que se desenharam ao longo da corrida. Entre alianças e rompimentos, o levantamento aponta 28 partidos políticos com candidatos próprios, espalhados pelas 26 capitais brasileiras. Desse total de siglas, 11 têm pelo menos um representante liderando as pesquisas de intenção de votos nas capitais. O diagnóstico aponta para uma disputa heterogênea, multipartidária e com os mais diversos cenários.
 Observadas as mais recentes amostras dos principais institutos de pesquisas, o levantamento mostra que PSDB, hoje, é a legenda com o maior número de candidatos favoritos por eleitores de capitais brasileiras. Cinco postulantes do partido tucano estão à frente nas disputas, segundo os últimos números publicados por Datafolha, Ibope e Vox Populi. Na sequência, aparece o PMDB, com quatro candidatos entre os líderes das amostras.

O DEM, que em Fortaleza tem Moroni Torgan como favorito do eleitorado, também tem candidatos em primeiro lugar em Salvador, com ACM Neto, e Aracaju, com o postulante João Alves Filho (DEM) liderando com 54% das intenções de votos. Também com três candidatos favoritos em capitais aparece o PDT. Já PT e PSB, antes aliados, estão, cada um, com dois postulantes à frente das pesquisas de intenções de votos.
   Futuros ex-aliados?

O caso PT-PSB leva a uma outra discussão nesta reta final de campanha. Se somados os números de candidatos próprios lançados por cada partido e comparados com os quantitativos das eleições anteriores, vê-se um aumento considerável de pretensos prefeitos pelo PSB. Em 2008, o partido tinha apenas sete candidatos próprios em capitais. Hoje, a legenda socialista aparece com 11 postulantes espalhados pelas capitais brasileiras.

 No PT, a tendência foi o inverso: antes com 19 candidatos próprios, hoje a sigla sofreu um sutil enxugamento e aparece com 17 nomes na disputa. O dado deve-se, principalmente, ao rompimento de alianças com o PT em duas capitais, além de Fortaleza: Recife e Belo Horizonte.m cada uma delas, PT e PSB, aliados há três décadas, tornaram-se ferrenhos adversários, numa disputa voto a voto pela liderança nas pesquisas ou na briga pela segunda colocação para um eventual segundo turno. Em Belo Horizonte, o socialista Márcio Lacerda lidera a corrida com 49% das intenções de voto, com chances de derrotar o petista Patrus Ananias ainda no primeiro turno. Já em Recife, a briga entre Geraldo Júlio (PSB) e Humberto Costa (PT) deverá se prolongar para um segundo turno.
 
ENTENDA A NOTÍCIA

O resultado das eleições, depois de outubro, indicará a nova correlação de forças no âmbito dos municípios. É a primeira arrumação com vistas ao próximo embate nacional, que acontece em 2014.

 Número de candidatos próprios, por partido, nas capitais

Psol - 23 capitais
PT -17 capitais
PSDB - 17 capitais
PSTU - 17 capitais
PMDB - 12 capitais
PSB - 11 capitais
PPL - 10 capitais
PRTB - 8 capitais
PDT - 8 capitais
DEM - 8 capitais

Partidos líderes nas pesquisas

PSDB - lidera em 5 capitais
PMDB - lidera em 4 capitais
PDT - lidera em 3 capitais
DEM - lidera em 3 capitais
PT - lidera em 2 capitais
PSB - lidera em 2 capitais
PV - lidera em 2 capitais
Psol - lidera em 1 capital
PSC - lidera em 1 capital
PCdoB - lidera em 1 capital
PRB - lidera em 1 capital

Líderes nas pesquisas em cada capital

Rio Branco - Marcus Alexandre (PT)
Maceió - Rui Palmeira (PSDB)
Manaus - Arthur Virgílio (PSDB)
Macapá - Roberto Góes (PDT)
Salvador - ACM Neto (DEM)
Fortaleza - Moroni Torgan (DEM)
Vitória - Luiz Paulo (PSDB)
Goiânia - Paulo Garcia (PT)
São Luís - João Castelo (PSDB)
Belo Horizonte - Márcio Lacerda (PSB)
Campo Grande - Edson Giroto (PMDB)
Cuiabá - Mauro Mendes (PSB)
Belém - Edmílson Rodrigues (PSOL)
João Pessoa - José Maranhão (PMDB)
Recife - Geraldo Júlio (PSB)
Teresina - Firmino Filho (PSDB)
Curitiba - Ratinho Jr. (PSC) e Luciano Ducci (PSB), empatados com 27%
Rio de Janeiro - Eduardo Paes (PMDB)
Natal - Carlos Eduardo Alves (PDT)
Porto Velho - Lindomar Garçon (PV)
Boa Vista - Teresa Surita (PMDB)
Porto Alegre - José Fortunati (PDT)
Florianópolis - Angela Albino (PCdoB)
Aracaju - João Alves Filho (DEM)
São Paulo - Celso Russomanno (PRB)
Palmas - Marcelo Lelis (PV)
(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...