segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Nova York: ISM apontar queda na atividade industrial e leitura negativa faz dolar despencar


 
As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta segunda-feira, pressionadas por uma leitura negativa sobre a atividade industrial nos EUA. Nem mesmo dados positivos sobre o setor manufatureiro na Europa e na China foram suficientes para animar os investidores, que também estão preocupados com as negociações para evitar o chamado "abismo fiscal" - uma série de cortes de gastos e aumentos de impostos programados para entrar em vigor no começo do ano que vem.
Perda
O índice Dow Jones perdeu 59,98 pontos (0,46%) e fechou a 12.965,60 pontos. O Nasdaq recuou 8,04 pontos (0,27%), fechando a 3.002,20 pontos. E o S&P 500 teve retração de 6,72 pontos (0,47%) e fechou a 1.409,46 pontos.
Queda
O índice de atividade industrial, medido pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM, em inglês), caiu para 49,5 em novembro, de 51,7 em outubro, e ficou abaixou das previsões de analistas, que esperavam retração para 51,0. Leituras abaixo de 50 indicam contração da atividade. Mas os gastos com projetos de construção nos EUA subiram 1,4% em outubro, chegando ao maior nível em três anos, à medida que a construção de residências e apartamentos deu um salto, fornecendo um impulso à economia.
“Abismo fiscal”
Enquanto isso, seguem as negociações sobre o "abismo fiscal". Hoje os deputados republicanos fizeram hoje uma contraproposta ao plano fiscal apresentado pelo presidente dos EUA, o democrata Barack Obama. O projeto prevê uma arrecadação adicional de US$ 800 bilhões com impostos, metade do valor proposto pela Casa Branca, mas uma quantia que os republicanos consideram possível de ser atingida ser aumentos de alíquotas. Segundo os republicanos, o projeto reduziria o déficit orçamentário em US$ 4,6 trilhões ao longo dos próximos dez anos.

Com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Cúpula Mundial sobre Transição Energética

Ceará será centro das discussões mundiais sobre transição energética Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará vai receber ...