sexta-feira, 17 de maio de 2013

A aprovação da MP dos Portos comentada por alguns parlamentares cearenses, em Brasília.

O texto-base já havia sido aprovado na última terça-feira, mas os deputados levaram toda a quarta-feira e a madrugada e manhã da quinta-feira para analisar os destaques ao texto e aprovar a redação final da proposta. Foram, no total, mais de 40 horas de apreciação da MP, antes de encaminhar a matéria para aprovação do Senado Federal. A proposta teria de ser aprovada até a meia-noite de ontem, caso contrário, perderia a validade.

O deputado Chico Lopes (PCdoB), assim como toda bancada federal comunista, votou favorável a proposta. Segundo destacou, o resultado da votação representa uma importante vitória para garantir melhor infraestrutura portuária, mais competitividade para o Brasil no comércio internacional, mais proteção aos trabalhadores dos portos e maior geração de empregos e renda para a população em geral.

Contudo, salientou que os portos saiam com a capacidade que o Brasil precisa para garantir o seu desenvolvimento. E, portanto, além dos portos, o governo reforce outras obras de infraestrutura, como: estradas e ferrovias, para que essa modernização dos portos possa realmente ter o máximo de retorno, além do resultado esperado pela sociedade.

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães, ressaltou que o partido cumpriu seu papel e que a medida, proposta pelo governo, manteve sua “espinha dorsal”. Guimarães disse não está preocupado com possíveis vetos da presidente Dilma Rousseff e que os parlamentares produziram o que há de mais avançado para os portos brasileiros.
Sobre as divergências entre PT e PMDB, antes e durante a votação, Guimarães ressaltou que existiram as divergências naturais, características de um país democrático. “O que os dois partidos precisam é dialogar mais, pois eles integram o mesmo projeto para 2014, focando um desenvolvimento maior para o país”, salientou.
MODERNIZAÇÃO
Para o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, mesmo com as tentativas de obstrução da oposição, a perspectiva de modernização dos portos introduzida pela matéria é importante para o desenvolvimento do país, por isso o voto favorável a MP dos Portos. (O ESTADO, com informações das agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...