quinta-feira, 30 de maio de 2013

Liberada neste sábado, a pesca da lagosta no Ceará

Termina neste sábado (1º de junho), o período de defeso da lagosta e a pesca do crustácio volta a ser permitida em nosso Estado. A proibição da pesca teve início no dia 1º de dezembro do ano passado.  Com o fim do defeso, aqui no Ceará, cerca de sete mil pescadores deverão voltar ao mar em busca do crustáceo que, por conta da pesca irregular, nos últimos anos ficou escasso e fugiu da pauta das exportações.
Órgão competente
A Superintendência do Ibama no Ceará é o órgão competente para fiscalizar a pesca pedratória da lagosta tanto em nosso Estado quanto no litoral do Maranhão e do Rio Grande do Norte. O problema é a falta de estrutura e de pessoal para a árdua tarefa, uma vez que o órgão só conta com uma única equipe para cobrir os três Estados.
Defeso
Nesse período fica proibida a pesca da lagosta bem como o transporte, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização ficam proibidos. Só podem ser comercializados os estoques declarados ao órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...