VITRINE
Por ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014,
Fortaleza recebe, novamente, o evento que tem sido a principal vitrine das
pequenas empresas nordestinas interessadas em ampliar seus mercados e exportar.
Conforme a gestora do projeto de internacionalização das MPE do Sebrae-CE,
Marta Campêlo, a novidade, para este ano, é o maior número de países participantes,
“sendo que, alguns deles, que estavam em crise, estão demandando mais nossos
produtos”.
APROXIMAÇÃO
Destinado a pequenos exportadores, empresas importadoras,
empresas de Trading Companies estabelecidas no Brasil, Traders, Câmaras de
Comércio, Indústrias e Serviços e empresas especializadas em importação,
exportação e logística, o Encontro vai reunir 110 compradores, sendo 30
nacionais e 90 internacionais, de 25 países, como África do Sul, Alemanha,
Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Cabo Verde, Ilhas Canárias, Canadá, Chile,
Colômbia, Costa Rica, Espanha, Equador, Estados Unidos, França, Itália, México,
Moçambique, Paraguai, Portugal, São Tomé e Príncipe, Suíça e Uruguai. “Estamos
tentando inserir, mais ainda, pequenas empresas no comércio internacional”,
destacou Marta Campêlo. Entre os países, o Panamá ainda não tinha participado,
“e está sendo uma novidade neste encontro”, acrescentou a gestora.
PEQUENAS EMPRESAS
Para recebê-los, e prontas para fechar negócio, estarão 210
pequenas empresas - sendo 58 do Ceará -, dos setores de Casa e Decoração, Moda,
Beleza e Saúde, Alimentos e Bebidas e Construção Civil, além das que vão estar
no Espaço do Importador (rodada de negócios focada nas Centrais de Negócios).
Ao todo serão 220 vendedores do Nordeste presentes no evento. Com a programação
paralela, que inclui Rodada Internacional de Negócios, showroom de produtos,
showroom institucional e um Salão de Negócios e Oportunidades, a expectativa é
de que, em seus três dias, o evento movimente negócios no valor de R$ 35
milhões, R$ 5 mi a mais do que em 2012.
IMPORTÂNCIA
No que se refere ao Comércio Exterior, o Nordeste brasileiro
apresenta uma pauta diversificada, com a presença de dezenas de pequenos
negócios atuando no setor exportador. Como resultado dos últimos encontros
realizados, “a gente tem percebido que as pequenas empresas do Nordeste, de uma
maneira geral, tem se qualificado mais para o comércio internacional, e a
cultura exportadora está mais presente nessas empresas, onde a gente percebia
uma dificuldade muito grande de terem uma visão voltada ao mercado externo.
Hoje, temos empresas mais preparadas e qualificadas, principalmente nos setores
mais característicos nossos, como artesanato, confecção, alimentos e bebidas –
que são setores que têm se destacado nessa pauta exportadora das pequenas
empresas”, ressaltou Marta.
SAIBA MAIS
Criado com o objetivo de fomentar as exportações - através
da promoção do contato direto entre empresas compradoras e fornecedores
nordestinos -, de forma a contribuir com a inserção de pequenos negócios no
mercado internacional, o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste foi
idealizado pelo Sebrae-CE e realizado, pela primeira vez, em 1997, e conta com
o apoio do Sebrae Nordeste e Sebrae Nacional.
CONOTAÇÃO REGIONAL
De lá para cá, foram quatorze edições realizadas, em
Fortaleza, até que, em 2011, o EINNE
ganhou uma conotação mais regional, passando a ser um evento a percorrer a
região. Em sua primeira edição itinerante, em Pernambuco, o EINNE XV, passou a
fazer parte do circuito dos grandes eventos internacionais do País. Em 2012, a
XVI edição do EINNE foi realizada em Salvador-Bahia, com a participação de compradores
de 27 países e de pequenas empresas de todo o Nordeste, e movimentou R$ 30
milhões em negócios. Para mais informações, basta entrar em contato com a
gestora do projeto, Marta Campêlo, e/ou a articuladora da Unidade de Acesso a
Mercado, Mônica Tomé, através dos telefones (85) 3255-6836 e 3255-6689.
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