segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Coloridos fazem a festa


Parada do Orgulho LGBT reúne milhares de pessoas em Copacabana


Com o tema Somos Milhões de Vozes, a 19ª Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) do Rio atraiu milhares de pessoas na orla da Praia de Copacabana, na zona sul da cidade, na tarde de hoje (17). 
Parada do Orgulho Gay, Praia de Copacaba no Rio de Janeiro/RJ / (Flávia Vilela/Agência Brasil)
Parada do Orgulho LGBT. Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro/RJFlávia Vilela/Agência Brasil























O desfile pela Avenida Atlântica começou às 15h. A vice-presidente do Grupo Arco-Iris, Marcellle Esteves, um dos organizadores do evento, ressaltou que a criminalização da homofobia é uma das principais bandeiras do movimento hoje.

Um dos fundadores da parada, o coordenador do Programa Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, lembrou que na primeira edição do desfile, em 1995, havia apenas duas mil pessoas e que muitas usavam máscaras com vergonha de se expor. "Hoje passamos da marca de 1 milhão, gente que vem com a cara e a coragem, se coloca e busca seus direitos", disse. "A causa da cidadania LGBT ultrapassou os muros da comunidade
gay, pois a população entende que uma sociedade feliz se todos tiverem direitos e o reconhecimento de sua liberdade", completou. "Ao mesmo tempo que algumas políticas públicas avançaram em nosso benefício, o conservadorismo e a violência avançaram na mesma medida", disse.
Nascimento comemorou o fato de atualmente o movimento ter o apoio das autoridades e órgãos públicos, o que era impensável há 20 anos. "Mas precisamos avançar. Além do apoio, é preciso que a sociedade se indigne contra o preconceito e a discriminação. Hoje muita gente é discriminada, assassinada, porque alguém viu e não procurou ajuda", disse 
Para a professora de português, Suiá Dylan Ferreira, o clima de festa e descontração não ofusca o principal objetivo do encontro que é exigir respeito e o fim da violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.
"É uma opção política do movimento, é uma característica do movimento, ser alegre, colorido e divertido. Acho ótimo", disse. "Dá visibilidade para as minorias, que merecem ser reconhecidas e ter seus direitos respeitados", acrescentou.
(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...