Quadro de Manet é leiloado por valor recorde em NY
Obra 'A Primavera', de 1881, foi comprada por 65 milhões de dólares
Visitante tira foto do quadro ‘A Primavera’, do pintor francês Edouard Manet, durante apresentação na casa de leilões Christie's (Reuters/Charles Platiau/VEJA)
A Primavera (Le Printemps), obra-prima de 1881 do artista francês Edouard Manet, foi vendida na quarta-feira por 65,1 milhões de dólares em um leilão da Christie's em Nova York. O valor marca um novo recorde para um trabalho do impressionista.
A pintura, um retrato de perfil da atriz Jeanne Demarsy passeando com um guarda-sol, havia sido avaliada entre 25 e 30 milhões de dólares. O quadro pertencia à mesma família por mais de um século. Nos últimos vinte anos foi exibido, como um empréstimo, pela Galeria Nacional de Arte de Washington.
Leia também:
Sotheby's e eBay fecham parceria para leilões online
Autorretrato de Andy Warhol é vendido por R$ 78,8 milhões
Escultora brasileira Lygia Clark se destaca em leilão em Nova York
Sotheby's e eBay fecham parceria para leilões online
Autorretrato de Andy Warhol é vendido por R$ 78,8 milhões
Escultora brasileira Lygia Clark se destaca em leilão em Nova York
O quadro faz parte de um projeto que Manet não conseguiu concluir, que contemplava elaborar quatro retratos de belas mulheres representando cada estação. O artista morreu em 1883 e só finalizou A Primavera e O Outono.
Até o momento, o preço máximo para uma obra de Manet era de 33 milhões de dólares por um autorretrato vendido em 2010 em um leilão em Londres. A Primavera foi adquirida por um comprador que estava na primeira fila e conseguiu superar as ofertas feitas por telefone, ao preço final.
(Com agência France-Presse)
Da Veja Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário