Com faixas, velocidade de ônibus cresce até 207%
A velocidade média de coletivos na Santos Dumont passou de 4,4 km/h para 13,5 km/h. Na Dom Luís, o crescimento foi de 9,2 km/h para 22,4 km/h. Em 2015, além de novas faixas, Fortaleza terá aplicativo para passageiros
Cinco meses após a implantação do
sistema binário na Aldeota, a primeira avaliação oficial sobre a faixa
prioritária para o transporte público é positiva. Considerando o horário de
pico da tarde, entre 17h e 19 horas, o aumento da velocidade média dos ônibus
chegou a 207% na Santos Dumont, com tempo de viagem reduzindo de 27 minutos
para nove minutos. Na Dom Luís, o aumento foi de 144%.
Crescimento
De acordo com a Secretaria Municipal
de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), dados preliminares de avaliação
identificaram, ainda, crescimento de 70% na velocidade média dos coletivos na
Avenida da Universidade, de 120% na Carapinima e de 40% nos trechos iniciais da
Antônio Sales, entregue finalizada ontem. “Chegar a 20km/h é um excelente
nível. Conseguimos isso na Dom Luís (que chegou a 22,42km/h) e, na Santos
Dumont, estamos a caminho (chegou a 13,5 km/h)”, afirmou o titular da SCSP,
Luiz Alberto Sabóia.
Relevância
Os resultados têm relevância. Para o secretário, “a cidade está começando a respeitar a faixa prioritária”. O objetivo da Prefeitura é fazer com que os percursos pendulares de tráfego da Capital, que representam 60% dos trajetos diários, possam ser feitos em ônibus. “Ter como eixo central da mobilidade o transporte público é única saída para Fortaleza ter um trânsito mais civilizado e humano. O padrão de uso do carro precisa mudar”.
Os resultados têm relevância. Para o secretário, “a cidade está começando a respeitar a faixa prioritária”. O objetivo da Prefeitura é fazer com que os percursos pendulares de tráfego da Capital, que representam 60% dos trajetos diários, possam ser feitos em ônibus. “Ter como eixo central da mobilidade o transporte público é única saída para Fortaleza ter um trânsito mais civilizado e humano. O padrão de uso do carro precisa mudar”.
Faixas
A premissa de escolha para implantação do espaço prioritário é que a via tenha,
no mínimo, três faixas. “Isso para não prejudicar o trânsito misto. Porém, a
depender dos resultados, poderíamos atacar outros tipos de vias”, frisa o
engenheiro civil Ezequiel Dantas, técnico do Plano de Ações Imediatas de
Transporte e Trânsito (Paitt).
Ações em 2015
Novas faixas
prioritárias deverão funcionar nas avenidas Perimetral e Leste-Oeste ainda em
dezembro. Em 2015, de acordo com Luiz, o objetivo é ampliar a iniciativa para
bairros mais distantes do Centro. A avenida Raul Barbosa também deve fazer
parte das ações, que incluem corredores exclusivos com pontos de parada no
canteiro central.
Sistema informativo
O próximo ano deve ter ainda a
implantação de um sistema informativo ao usuário. “É um aplicativo móvel em que
o passageiro seleciona a linha e o ponto de parada que quer. Em tempo real,
serão dados os tempos de chegada da linha esperada e das próximas”, detalha o
secretário. A previsão é disponibilizar painéis informativos apenas nos
terminais de integração. “Você pode ter esses painéis no bolso, no celular. Não
precisa se deslocar até o ponto de parada para ter acesso às informações”,
defende.
Saiba mais
O objetivo da Prefeitura de Fortaleza é chegar em julho de 2015 com 122 quilômetros de faixas prioritárias para o transporte coletivo.
Até dezembro, a perspectiva é de que 50 km tenham sido finalizados.
A meta é aumentar a
velocidade média de todo o sistema de transporte público em até 40%.
Conforme a Secretaria Municipal de
Conservação e Serviços Públicos, por mês, a Capital ganha cerca de 80 mil novos
veículos.
Ônibus com ar-condicionado
e mais segurança são algumas das estratégias do Município para atrair usuários
para o sistema.
O projeto Fortaleza 2040, coordenado pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), deverá ser responsável pela produção do Plano de Sistema Viário da cidade.
Com informações do jornal O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário