quarta-feira, 27 de maio de 2015

Carência deixa mulheres vulneráveis aos golpistas virtuais

Don Juan da web: preso estelionatário que conquistava as mulheres pela internet

Samuel Vasconcelos foi acusado de estelionato 10 vezes e pretendia dar golpe numa médic

Foto: Breno Airan


Acusado foi levado para a Central e se disse inocente
Acusado foi levado para a Central e se disse inocente
Os perigos dos romances virtuais às vezes não são levados em conta por quem já não age com a razão.

Deu no Tribuna Hoje:
Foi o que aconteceu – mais uma vez – com Samuel Vasconcelos Falcão Sobrinho, de 45 anos. No entanto, ele não era a vítima.
Segundo a polícia, ele é especialista em seduzir mulheres pela internet, via programas de bate papo, e-mails e redes sociais, como o Facebook.
A prisão dele foi feita pouco antes do meio-dia desta quarta-feira (25), por homens da Radiopatrulha (RP), no bairro do Farol, em Maceió.
A reportagem do portal Tribuna Hoje apurou que a próxima vítima do golpista seria uma médica. Samuel, que tem nível superior, teria até comprado um livro de Medicina para estudar o assunto e ter o que conversar com a doutora.
De acordo com os policiais, a acusado estudava os perfis das vítimas na internet: o que elas gostavam de fazer, ouvir, comer, ler e o que procuravam em um homem.
‘A casa caiu’
A vítima em questão foi identificada como Ana Lúcia da Conceição Xavier, que trabalharia como servidora pública na Secretaria de Educação.
Ela foi até a polícia e denunciou que havia sido extorquida por Samuel, homem que teria conhecido pela internet e iniciado um romance.
Ainda conforme depoimento de Ana Lúcia, o agora ex-namorado teria pedido emprestado o carro dela, um Gol vermelho, de placa OHC-1071/AL, para que realizasse uma viagem de negócios à capital do Rio de Janeiro – na verdade, o golpista estaria desempregado.
E desde o dia 27 do mês passado, ela não teria notícias contundentes de onde estaria Samuel e seu veículo.
Vez ou outra, o estelionatário ligava e pedia dinheiro para pôr gasolina, hospedar-se em hotéis e comer, afirmando que precisava passar mais quinze dias por causa de alguns imprevistos. O saldo, em suma, foi de R$ 12 mil depositados na conta de Samuel.
A servidora, desta feita, fez um Boletim de Ocorrência (BO), de número 0012-A/12-0222, e esperou a até ter noticiais de seu carro – o que ela achava impossível.
No entanto, um conhecido afirmou ter visto seu Gol vermelho transitando pelo bairro do Farol, nas proximidades da Praça Centenário.
Por ironia, nesta quarta-feira (25), o recifense Samuel Vasconcelos ligou para Ana Lúcia, querendo encontrar-se com ela, por volta das 11h30.
Sem delongas, a vítima acionou a polícia e passou todas as coordenadas, para onde iria com o estelionatário e a que horas.
Armação
A mulher resolveu descontar todo o tempo que foi iludida e enganada e ‘armou’ para seu companheiro estelionatário.
Combinou com ele um lugar para almoçar que já tinham ido umas duas ou três vezes, o restaurante oriental Chef Chu, no bairro do Farol.
Assim que o casal chegou no estabelecimento, ainda no estacionamento, os oficiais da RP cercaram o Gol vermelho e Samuel Vasconcelos foi preso em flagrante delito.
Chegando na Central de Polícia Civil, no bairro do Prado, ele negou tudo à imprensa e disse ser inocente.
Contudo, foi verificado em sua ficha que ele já tinha dado este mesmo golpe pelo menos duas vezes e preso por estelionato outras dez. O delegado plantonista Aydes Ponciano foi quem o autuou em flagrante.
Ousado
A última investida teria sido no dia 10 de novembro de 2010, em uma mulher chamada Raimunda Laércio Doura da Silva.
O estelionatário conheceu a senhora pela internet e, ele, que é pernambucano, viajou até Guaraí, interior de Tocantins.
Depois de várias conversas em bate-papos, Samuel – que estava se passando por oficial da Marinha brasileira – ganhou a confiança de Raimunda e começou mais um pseudo-romance.
E o enredo do ‘Don Juan da web’ se repetiu: pegou o carro emprestado da vítima e desapareceu por pelo menos um mês.
O detalhe é que o golpista não tomou os cuidados que devia e sofreu várias infrações de trânsito na cidade de Aracaju, o que fez com que diversas multas chegasse à dona Raimunda, lá no interior do Tocantins.
Ela, por sua vez, comunicou o fato à polícia que agiu rapidamente e prendeu Samuel no dia 18 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Uso de reconhecimento facial no Brasil e no Ceará é tema de audiência na Alece nesta terça

  Foto: Divulgação/Alece A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nes...