sábado, 23 de maio de 2015

Maratona cultural nos quatro cantos do centro da capital cearense

Projeto “Viva o Centro Fortaleza” promove maratona cultural neste sábado, 23/5, com entrada franca e programação em diversos espaços

A capital cearense recebe neste sábado, 23/5, a primeira ação cultural do projeto “Viva o Centro Fortaleza”: uma maratona de atividades culturais e artísticas, em diversos equipamentos públicos e privados, com entrada franca para quase todas as atrações, em um grande convite para a população vivenciar o Centro por meio da arte, com programação para manhã, tarde e noite, de forma integrada entre espaços e equipamentos culturais da sociedade civil, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), além de coletivos culturais e outros participantes.

A programação deste sábado, 23/5, inclui uma verdadeira maratona de atividades culturais, começando às 8h da manhã, horário de abertura da Biblioteca Pública do Estado do Ceará – Espaço Estação, e seguindo até as 22h, quando acontece a festa Me Gusta, promovida pela Casa Fora do Eixo Nordeste, na Praça dos Leões (confira ao final a programação completa).

Tem piquenique no Passeio Público, exposições no Museu da Indústria, no Museu do Ceará, no Sobrado José Lourenço, na Casa de Juvenal Galeno e no Espaço Estação, almoço grego no Salão das Ilusões, visitas guiadas no Theatro José de Alencar, concerto com a Orquestra Sinfônica da Uece (no Museu da Indústria), shows de Verônica Decide Morrer (no Teatro Carlos Câmara) e Manassés (no Centro Cultural Banco do Nordeste) e muito mais, sempre com entrada franca (a única exceção é a peça “A Bela e a Fera”, no TJA, que tem cobrança de ingressos).

O projeto “Viva o Centro Fortaleza” tem como objetivo principal a valorização do centro sob o aspecto cultural, promovendo uma melhor qualificação do uso e preservação de seus espaços públicos e privados. O projeto visa à realização de ações mensais, aos sábados, com programação articulada entre os museus, teatros e diversos outros equipamentos culturais existentes no bairro, além de outros espaços de fruição cultural, durante todo o dia com atividades diversificadas.

Cada entidade envolvida faz sua programação e se articula com as demais para montar um programa integrado, estimulando o público a permanecer no Centro ao longo de todo o dia, participando das múltiplas atividades oferecidas. Trata-se também de um convite a um outro olhar sobre o Centro de Fortaleza, bairro onde se localizam diversos equipamentos culturais com programação permanente. Ações como a deste sábado, 23/5, que dá início ao projeto, reforçam a variedade desse cardápio cultural acessível a todos e trabalham conceitos como os de direito à cidade, ocupação e integração dos espaços públicos e privados, valorização da produção artística cearense e pleno exercício dos direitos culturais.

Com esse trabalho, o “Viva o Centro Fortaleza” pretende chamar a atenção da sociedade para o Centro da capital, contribuindo em um processo de transformação do bairro, ocupação em diversos horários e com variadas finalidades, superação de problemas e dificuldades incompatíveis com a envergadura e importância que o Centro ocupa como patrimônio cultural de nossa cidade.

Integrado por cidadãos, entidades da sociedade civil, coletivos culturais, representantes do poder público e equipamentos culturais situados na região central de Fortaleza, o movimento tem promovido reuniões regulares desde janeiro deste ano, para formatar de modo coletivo a primeira edição do projeto, neste sábado, 23/5.

Participantes

Estão integrados nesta primeira edição o Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB); a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - Secult (através do Theatro José de Alencar, do Teatro Carlos Câmara, do Sobrado José Lourenço, do Museu do Ceará, da Casa de Juvenal Galeno e da Biblioteca Pública do Estado – Espaço Estação); da Associação dos Guias Turísticos (Agir);  do Instituto Cultural Anima; do Museu da Indústria; do Salão das Ilusões; do Conselho Comunitário de Defesa Social - Centro; do Programa Fortaleza a Pé; da Casa Fora do Eixo Nordeste; da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) e da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza - Secultfor (através do Passeio Público). A iniciativa é aberta à participação de todos os interessados, para as próximas edições mensais.

SERVIÇO:
“Viva o Centro Fortaleza”
Sábado, 23/5, maratona cultural pelos equipamentos e espaços do Centro
Das 8h às 24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...