terça-feira, 26 de maio de 2015

Sindjorce celebra 62 anos com Tribuna Livre na Praça da Imprensa




O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) realiza nesta terça-feira, 26 de maio, data do seu aniversário de 62 anos, a Tribuna Livre pela Democratização da Comunicação. O evento tem a parceria dos movimentos social e sindical e ocorrerá às 16 horas, na Praça da Imprensa (Av. Desembargador Moreira, S/N – Dionísio Torres).

“Trabalhadores e movimentos sociais são vozes silenciadas; mulheres, negros e a população LGBT são subrepresentados e vítimas de estereótipo na mídia. Além disso, o Brasil vive sob o domínio de oligopólios formados por meio da propriedade cruzada de emissoras de rádio e TV, revistas, jornais e portais noticiosos. Então, nada mais significativo do que comemorar o aniversário do nosso sindicato levantando uma das principais bandeiras do movimento sindical dos jornalistas: a liberdade de expressão”, enfatiza Samira de Castro, presidente do Sindjorce.

O ato, que abre o microfone em praça pública para as reivindicações de militantes da luta pelo direito à comunicação, também celebra os 10 anos de organização do movimento pela mídia democrática no Estado. O marco deste fato é a criação, em 2005, no Sindjorce, do Comitê pela Democratização da Comunicação do Ceará, representação local do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), também fundado por profissionais do jornalismo, em 1991, a partir de articulação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

No mundo inteiro a mídia é regulamentada, menos no Brasil

No mundo inteiro há regulamentação para evitar concentração e manipulação nos meios de comunicação. No Brasil, porém, os grupos de mídia classificam a iniciativa como censura e tentam aterrorizar a sociedade sobre o assunto. Mesmo a Constituição Federal de 1988 tendo abordado o tema, mais de duas décadas depois os cinco artigos da Carta Magna sobre comunicação permanecem desregulamentados.

“Normatizar a mídia significa aprofundar a nossa democracia. Hoje, mais que nunca, acompanhamos a desconstrução da verdade feita pelos meios de comunicação social da burguesa, que já derrubou regimes democráticos e empossou ditadores, além de ocultar movimentos de massa, a exemplo das ‘Diretas Já’, em 1984, que reuniu 400 mil em São Paulo, e da greve dos professores do Paraná de 2015, que levou 40 mil educadores às ruas”, explica Rafael Mesquita, secretário-geral do Sindjorce e coordenador do FNDC no Ceará.

Serviço
Tribuna Livre pela Democratização da Comunicação
 Dia: 26 de Maio de 2015
Horário: 16 horas
Local: Praça da Imprensa (Av. Desembargador Moreira, S/N – Dionísio Torres)

O Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) completa 62 anos de lutas hoje promovendo um ato público, às 16 horas, na Praça da Imprensa, em defesa da regulamentação das comunicações no Brasil. Participe da nossa Tribuna Livre pela ética, pluralidade e responsabilidade social da mídia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...