sábado, 23 de maio de 2015

CREDIBILIDADE PERDIDA

     
            A Reforma Política que se desenha no Congresso está muito distante daquela pretendida pela sociedade civil representada por entidades como a CNBB e a OAB e pelo plebiscito que apresentou a esse mesmo Congresso quase 8 milhões de assinaturas pedindo financiamento público de campanha. A Proposta que tramita no Congresso, patrocinada pelo PMDB, mantém o financiamento privado, que é considerado o grande câncer do atual sistema e ainda prevê a extinção do sistema proporcional para a eleição parlamentar para dar lugar ao voto majoritário do chamado Distritão ou parlamentares de bairros.
            A proposta do PMDB é tudo que o PT não queria e sua aprovação será a expressão de mais uma fragorosa derrota para o Partido que tinha um projeto de poder a perder de vista.
            Depois de se perder pelos caminhos das doações milionárias e de perceber que seus desvios não são vistos com os mesmos olhos complacentes que a sociedade lança sobre os desvios dos demais partidos, o PT decidiu aprovar resoluções proibindo a seus candidatos, o recebimento de doações de empresas, ainda que essa proibição não venha a constar da legislação eleitoral.  Com isso pensa resgatar a credibilidade perdida depois dos sucessivos escândalos de corrupção envolvendo recursos públicos e campanhas políticas. Resta saber se ainda haverá tempo hábil para que o PT venha a resgatar a confiança de seus militantes e de seus eleitores.
                                   CURTO CIRCUITO
Haja “milagres”
                São Francisco de Assis que se cuide!  O papa Francisco, da Argentina já obra “milagres”. Depois que o presidente de Cuba, Raúl Castro, encantado com ale, “ameaçou” até de voltar a ser católico, a fina flor do “comunismo” do Ceará, contrita,  orou na Consagração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em São Benedito.
Não tem jeito!
               Apesar de todos os esforços do presidente do TCM, Chico Aguiar, parece que tem sido perdido em grande parte o trabalho  que tem sido dedicado para que prefeitos ajam dentro da lei. Pois agora, veio à tona que 13 municípios, inclusive a linda Ubajara do colega Jomar Campos, foram incluídos entre os que exibem “transparência zero”. Uma vergonha!...  
Esquisito
               A mania que certos ex-gestores têm, de ficar “atirando” em seus sucessores, virou uma regra em Fortaleza. É o caso da ex-prefeita Luizianne Lins, que, depois de sair do Executivo mirim com baixíssimo nível de aprovação à sua gestão, ameaça processar o prefeito Roberto Cláudio, acusando-o de prejudicar a saúde dos fortalezenses. Danou-se!!!
Escândalo
              Dois escândalos que seriam suficientes para “encalacrar” os prefeitos de Pacatuba e Granja: o primeiro, depois de destruir a saúde da cidade, superlotou o hospital de Maracanaú, com mais de 5 mil pessoas em três meses; o segundo, deixar sem água a população, deixando de instalar e abandonando milhares de cisternas.
Pinóquios
               Um dos mais vergonhosos defeitos dos responsáveis pelo governo federal, é a incrível habilidade para mentir. Enquanto engabelam os brasileiros sobre a “necessidade” de cortar orçamento e aumentar impostos, o “Impostômetro” já registra que a União arrecadou, só em quatro meses quase R$ 2,5 trilhões...
Rolo feio       
              A “briga de cachorro grande” entre a Câmara e o Senado vai levar a Reforma Política a ser, de novo, um fiasco. O deputado Marcelo Castro, relator da matéria, ameaça propor mandatos de 05 anos para os senadores, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), brada: “O Senado não aceita isso, em hipótese nenhuma”.       Tá certo! kkkk
Conselho       
              Do alto da sua experiência como deputado e presidente da Assembleia, o ex-deputado Antonio Câmara adverte os novos e antigos parlamentares: Mesmo com  certas barreiras para se legislar, é melhor tentar a aprovação de boas propostas, do que ocupar o tempo de Plenário tentando desqualificar quem está no poder.
Preparando

  Ao participar de almoço, na sede da CDL, com os membros da CDL Jovem-CE, o titular da Secretaria da Fazenda Estadual Mauro filho, abordou o que tem sido tema permanente de discussões entre empresários, veteranos ou jovens, do comércio, ou seja, a urgência e a necessidade da Reforma Tributária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...