quinta-feira, 28 de maio de 2015

Filhos da ditadura: Mais uma espera chega ao fim

Após 15 anos de buscas, Matheus Leitão encontra delator de seus pais na ditadura


Nesta quarta-feira (27/5), o Matheus Leitão, do G1, publicou a reportagem "A espera", na qual releva o delator de seus pais, os jornalistas Marcelo Netto e Míriam Leitão, na época da ditadura militar.

Crédito:Reprodução/Brio
Jornalista encontrou homem que delatou os pais à ditadura
De acordo com O Globo, a apuração das informações, que durou 15 anos, teve o intuito de descobrir, além do delator, o motivo pelo qual esta pessoa teria denunciado dezenas de militantes do PCdoB do Espírito Santo. Em novembro do ano passado, Leitão teve acesso a arquivos do Superior Tribunal Militar (STM) e encontrou Foedes dos Santos, o responsável por entregar seus pais aos militares.

"Sim. Entreguei [à ditadura] todos os que eu não tinha como deixar de entregar", disse Foedes ao jornalista. Ele [Foedes] foi, por muito tempo, considerado um militar infiltrado dentro do partido comunista, já que militava junto aos pais de Leitão.

"Eu sempre tive muitas fantasias sobre o delator dos meus pais. Mas, quando nos encontramos, em Cariacica, vi que ele é uma pessoa normal. Tem defeitos e qualidades. E teve, sobretudo, muita coragem para admitir que delatou o grupo e que o fez por não suportar a tortura", afirmou Leitão.

(Portal Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...