sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Chuva generosa na Capital cearense

Fortaleza registra maior chuva do ano


A capital cearense registrou o maior volume de chuva deste ano. Entre a madrugada de quarta-feira (20) e a manhã de ontem, o posto pluviométrico do Pici registrou 95 milímetros de precipitação. A última maior precipitação em Fortaleza aconteceu no dia 4 de janeiro do ano passado, quando o posto da Água Fria registrou 132 milímetros.
3 SUGESTÕES em 21.01.2016 Chuva (17)
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva se deu pela atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que está próximo à região Nordeste. Porém, a Funceme salienta que as precipitações de janeiro ainda não fazem parte da quadra chuvosa, já que o principal sistema é o da zona de convergência intertropical (ZCIT) que deve atuar entre os meses de fevereiro e maio.
Ceará
Ao todo, choveu em 146 dos 184 municípios do Ceará. A maior precipitação foi registrada em Crateús, com 166 milímetros; seguida do município de Amontada, com 155 mm e Trairi, com o registro de 150 milímetros. Na Região Metropolitana de Fortaleza, o município que mais choveu foi o de Maranguape, que registrou 87.8 mm, seguido do município de Eusébio, com 50 mm.
Transtornos
As chuvas também causaram diversos danos e transtornos na cidade logo ao amanhecer de ontem. Diversas ruas e avenidas da capital ficaram alagadas. Entre os principais pontos estão Varjota, Jangurussu, Parquelândia, Aerolândia, São João do Tauape, Lagamar, Praia de Iracema, dentre outros bairros.
No cruzamento das ruas Ildefonso Albano com Deputado Moreira da Rocha, na Aldeota, um veículo ficou preso em uma cratera que se abriu no asfalto. Uma árvore caiu na Avenida Heráclito Graça, próximo à Rua Ildefonso Albano; e outra no cruzamento das ruas Barão de Aracati com Pereira Filgueiras, bloqueando a passagem dos carros.
Segundo a Defesa Civil de Fortaleza, 82 ocorrências foram registradas por causa das chuvas de ontem. Dentre elas, 33 alagamentos, nove desabamentos, 28 riscos de desabamentos e outros 12 riscos de inundação. A maioria das ocorrências foi registrada na Regional 6.
Semáforos
Além dos transtornos com os alagamentos, alguns semáforos apresentaram problema na manhã de ontem. De acordo com a central da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), foram registrados problemas em 10 sinais. Entre eles os dos cruzamentos da Avenida Pontes Vieira com Joaquim Nabuco, Avenida Desembargador Moreira com Santos Dumont, Rua Barbosa de Freitas com Santos Dumont, Avenida João Pessoa com Araújo de Lima, entre outros. Os agentes de trânsito operaram nos locais, e até o início da tarde, todos semáforos voltaram a funcionar normalmente. O trânsito ficou lento em todos esses pontos. A AMC registrou 30 colisões.
Desabamento
Durante a madrugada, parte de duas rampas do bloco E de uma universidade particular, localizada no bairro Guararapes, desabou. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, equipes de engenharias estiveram no local para avaliar o desabamento. As aulas da universidade só iniciam após o Carnaval. Ninguém ficou ferido.
Para o dia de hoje e amanhã, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva. Já a temperatura máxima de hoje é de 30 graus e mínima de 22. No sábado, a temperatura máxima é de 32 graus e mínima de 25.
Raios
Ao todo, o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce registrou 59 raios no Ceará, entre a quarta-feira (20) e o dia de ontem. Desde o começo do ano, já foram registrados 6.299 descargas no Estado. O município de Santa Quitéria foi o que registrou maior incidência de raios em 2016, com 429 raios; seguido de Tabuleiro do Norte, com 280; e Independência, com 267. Em 2015, foram registradas 141.316 descargas atmosféricas em todo o Estado, a maioria delas (9.545) no município de Granja.
Atendimento suspenso
As unidades móveis do Procon Fortaleza foram suspensas para atendimento ao público no dia de ontem. O motivo foram as fortes chuvas na Capital desde a madrugada de ontem, o que dificultou o deslocamento de consumidores até as unidades.
O serviço, que aconteceria das 17 às 20 horas à margem do Lago Jacarey, na Cidade dos Funcionários e no Espigão Rui Barbosa, na Praia de Iracema, foi suspenso e deve ser retomado hoje, tão logo seja possível receber os consumidores em áreas abertas, o que é uma das características do serviço prestado nas unidades móveis.
Na última semana de férias, estão previstos atendimento no Mercado Central, das 8 às 12 horas e na Avenida Beira-Mar, próximo à Feirinha de Artesanato, das 17h às 20h. O atendimento ao público na Rua Major Facundo, 869, no Centro, bem como no Núcleo Vapt Vutp de Messejana, ao lado do Terminal de Integração, segue em horário normal, das 8 às 17 horas. Mais informações pela Central de Atendimento ao Consumidor 151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...