sábado, 16 de fevereiro de 2013

Campanha global pelo fim da violência contra as mulheres no Marco Zero


DO NE10

GRANDE RECIFE // FLASHMOB


ff20eeba27ea8cb710920a5b42874ead.jpg
Em Roma, homens e mulheres saíram às ruas em passeata da "One Billion Rising" nessa quinta-feira. No Recife, flashmob acontece neste sábado em protesto contra a violência sexista
Foto: AFP

Do NE10
Pelo fim da violência que atinge centenas de mulheres diariamente, decorrente, na maioria dos casos, de um machismo arcaico, Recife também sedia o movimento ativista global "Um bilhão que se ergue" (One billion rising) neste sábado (16), a partir das 20h, no Marco Zero. 

Em mais de 200 países, a causa reuniu milhares de pessoas nessa quinta-feira (14) - data oficial. Já no Brasil - São Paulo, Curitiba e Recife -, o evento foi adiado para este sábado por conta do Carnaval. No Facebook, mais de 700 pessoas já estão confirmadas. 
   
"Um bilhão que se ergue" ou V-Day é uma campanha criada pela dramaturga e autora norte-americana do livro Os Monólogos da Vagina, Eve Ensler. A ativista diz ter sido abusada sexualmente pelo próprio pai na infância. Assista ao vídeo da campanha: 
Estatísticas das Nações Unidas mostram que uma em cada três mulheres do planeta, mais cedo ou mais tarde, serão violadas e agredidas. O nome da campanha surgiu a partir desses dados, com a proposta de reunir um número igual ou superior de mulheres e homens com o mesmo objetivo: dançar pelo fim da violência contra mulheres e meninas.

Nessa quinta-feira, dia em que o evento ocorreu mundialmente, houve um ensaio geral do flashmob no Marco Zero do Recife. A sugestão das organizadoras é que os participantes usem roupas e acessórios nas cores vermelho e preto neste sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Violência contra as mulheres: confira os projetos em análise no Senado Fonte: Agência Senado

O Senado tem discutido e aprovado propostas para fortalecer a proteção contra esse tipo de violência Proposições legislativas ...