segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Hospital Walter Cantídio bate novo recorde em transplante de medula óssea

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), atingiu mais um recorde em número de transplantes de medula óssea. Foi realizado, na manhã da última sexta-feira (16), o 26º transplante de medula do ano, o que já iguala o total de procedimentos realizados em todo o ano de 2012.

De acordo com informações do Serviço de Transplante de Medula Óssea da unidade, ainda estão previstos mais dois procedimentos para este mês, chegando ao número de 28, superando, assim, a marca do ano passado.

Desde a realização do primeiro transplante, ocorrido em 2008, este é 92º procedimento. O índice de sucesso tem um percentual de 95,3%, posicionando o Ceará no patamar de referência nacional em transplante de medula óssea autólogo.

A paciente submetida ao transplante, M.A.F, de 62 anos, recebeu a modalidade do procedimento autólogo, em que o paciente recebe células sadias da própria medula. É realizado em duas etapas: primeiro são coletadas células do sangue, logo armazenadas em baixa temperatura. Posteriormente, reinfundidas no paciente.

De acordo com o chefe do Serviço de Hematologia do HUWC, Fernando Barroso, o transplante leva cerca de 30 minutos e o paciente fica em isolamento de 20 a 25 dias, até a sua completa recuperação.

AVANÇOS

Além do recorde, o Serviço vem apresentando outros avanços, como a instalação, em junho, de ar filtrado na Clínica I, com o objetivo de prevenir infecções em pacientes. Além disso, passará a contar com mais quatro leitos, somando-se aos dois já existentes, o que possibilitará, após o término da obra – prevista para o fim deste ano – a realização também do transplante alogênico, ou seja, aquele em que a medula vem de um doador.

 “Ano passado ficamos em 8° lugar no número de transplantes realizados no Brasil. Com este recorde e com a ampliação dos leitos, é possível que fiquemos entre os cinco primeiros do País”, avalia Fernando Barroso.

DOAÇÃO

Embora seja realizada na Unidade Hospitalar apenas a modalidade de transplante autólogo, as doações de medula óssea realizadas no Estado, fundamentais para a realização do transplante alogênico, podem atender pacientes de todo o País e até mesmo do exterior. 

“Neste último ano já coletamos material para a Itália, França, Portugal, EUA e também para São Paulo. Isso (o recebimento de doações de medula) foi possível devido a um treinamento técnico-científico que vem sendo feito com toda a nossa equipe multidisciplinar. Somos mais de 40 profissionais envolvidos”, afirma o chefe do serviço.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing HUs/UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Evandro Leitão anuncia reajuste para servidores do Poder Legislativo

  Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Foto: Junior Pio O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado...