sexta-feira, 1 de maio de 2015

“O Brasil não é um País sério”

Coluna publicada no O ESTADO

Julieta Brontée

O PMDB, ainda que não parecesse, de longas datas exerce o protagonismo  político em nosso xadrez partidário. Na simulação de bipartidarismo que a ditadura civil-militar criou, o MDB fazia as vezes de oposição ao partido governista Arena. Depois, com a democratização, o PMDB chegou à presidência, por eleição indireta, com José Sarney que assumiu com a morte de Tancredo Neves.
Depois disso, o PMDB sempre esteve no poder, como base de sustentação de todos os governos, pois o PMDB é isso. Na ditadura serviu para simular democracia e na democracia desta se serve, nunca servindo.
Hoje, com o PT e sua presidenta, Dilma Rousseff, altamente fragilizados por escândalos de corrupção que deveriam fragilizar muito mais o próprio PMDB, maior beneficiário dos desvios éticos do atual governo, curiosamente, é o PMDB o Partido que melhor tira proveito da crise ética, ditando pautas, dando as cartas no Congresso Nacional e até dizendo as medidas moralizadoras que deveriam ser adotadas para solução da crise de credibilidade que o governo enfrenta.
Passados tantos anos, frase atribuída a De Gaulle, mas que de fato foi cunhada pelo embaixador Carlos Alves de Souza Filho, durante a «Guerra da Lagosta», segundo o qual «O Brasil não é um país sério», continua em voga.

CURTO CIRCUITO

Subaquático 
Muito do que o deputado Carlomano Marques (PMDB) tem denunciado com freqüência, na AL, sobre o município de Pacatuba, é verdadeiro. Segundo um passarinho contou,  o prefeito Zezinho, que recebeu 80% dos recursos para uma UPA, além de ter deixado pela metade a obra, construiu-a quase dentro de um açude.
União 
O CONDERI, Conselho de Desenvolvimento Regional da Ibiapaba, tem reunião programada, em maio, com todos os deputados federais e estaduais votados naquela região, para discutir a instalação do campus da UFC. Quem não comparecer, é candidato e virar inimigo daquela área, perdendo muitos votos.
Que vergonha 
Para o deputado Ely Aguiar (PSDC), é “uma vergonha para o governo do Estado e para a Prefeitura de Fortaleza, a desumana falta de remédios de uso permanente nos postos de saúde, necessários para centenas de milhares de pessoas. Muita gente  está apelando para os postos do interior, onde ainda se encontram esses remédios.
Vices pra que? 
Na última terça-feira, com a presença de deputados, prefeitos e outras lideranças, aconteceu, no Auditório do Comitê de Imprensa da Assembleia, a eleição do presidente da AVIPRECE, Associação dos Vice-Prefeitos do Ceará.  Se muitos prefeitos não servem para nada, imagine (muitos) vices...
Pesada 
A tarefa confiada à médica e deputada Míriam Sobreira, a Secretaria de Políticas contra as Drogas, é das mais pesadas que alguém poderia assumir. Para ela, essa pasta, dadas as suas especificidades e aos malefícios que tem de combater, é a que exige mais mobilização de todos, sem o que é difícil obter êxito.
Grandes Papas
 No início de junho, o escritor, professor e pesquisador de História, Jeová Mendes, vai fazer o lançamento, no “Programa do Jô”, na Rede Globo, mais um   livro, dessa vez “Os Papas que enalteceram a Humanidade”. Campeão nacional de participação no “Programa do Jô”, essa será a 8ª vez que Jeová ali comparece.  
Em dobro 
Achando pouco o aumento que teve na taxa de luz, a COELCE andou baldeando o coreto de muitos consumidores com a cobrança de duas contas dentro de um mês. De tão ilícita, a medida será alvo de audiência pública na Assembleia, e está sendo malhada por representantes dos Direitos do Consumidor.
Defesa 
O deputado federal Aníbal Gomes,  do PMDB, além de se queixar de perseguição da parte do presidente regional do partido, senador Eunício Oliveira, diz que quer ser convocado a depor sobre acusações do procurador-geral Janot, a respeito do seu envolvimento com dinheiro de empreiteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTAQUE

Vem pra Alece chega à 2ª edição com serviços gratuitos e atrações culturais

Primeira edição do Vem pra Alece, em outubro - Foto: Dário Gabriel/Alece Para reforçar ainda mais o movimento do Parlamento Aberto, a Assemb...